Notícia

PCdoB e PP lançam nomes para chapa majoritária nas eleições 2020

24 junho, 2020

O nome da deputada estadual Olivia Santana, do Partido Comunista do Brasil, e do deputado estadual Niltinho Bastos, do Partido Progressista, foram oficialmente lançados para compor a chapa majoritária formada pelas siglas e disputar a prefeitura de Salvador nas eleições de 2020.
O anúncio aconteceu na tarde desta quarta-feira (24/06) durante pronunciamento virtual que contou com a participação de profissionais de imprensa e membros da direção e lideranças políticas dos dois partidos, que já haviam anunciado uma aliança em torno de um projeto social e democrático para a cidade.
O vice-governador, João Leão, que é presidente do PP na Bahia, falou da parceria. “Temos uma tradição de muitos anos de apoio mútuo e estaremos juntos pela conquista de Salvador. São dois candidatos maravilhosos e em breve anunciaremos quem encabeçará a chapa.”
Na ocasião, o presidente do PCdoB Salvador, Jurandir Júnior, sinalizou para os desafios dos partidos que fazem parte da base do governador Rui Costa. “Estamos unidos por Salvador, pela vida, pela democracia e, principalmente, para enfrentar as graves crises sanitária, política e econômica vividas no Brasil e que causarão mais desigualdades à população no pós-pandemia.”, destacou Jurandir.
Joca Soares, presidente do PP em Salvador, falou do perfil político da chapa. “Salvador já passou da hora de ter uma prefeita negra comandando a prefeitura e a cidade. E Olívia é uma mulher combatente, militante e forte. Tenho muito orgulho de fazer parte desta união e tenho certeza que a cidade vai ganhar muito.”, sinalizou.
A história política de Olívia foi destacada pelo deputado Niltinho. “Fico muito feliz em fazer essa dobradinha e, independente de quem seja cabeça de chapa, tenho certeza que a cidade será bem administrada, especialmente pela experiência política e de gestão pública de Olivia Santana. Vamos iniciar nosso plano de governo em conjunto e projetar todas as ações para fazermos a melhor administração da história de Salvador.”
A deputada sinalizou para a necessidade de uma gestão democrática, especialmente no atual contexto político. “Tivemos o compromisso de fazer uma construção dentro do campo democrático, especialmente no atual momento político mundial. Entendemos o valor da diversidade, da igualdade, da construção de uma chapa que seja a cara da nossa cidade e do propósito que essa aliança possui.”
Calendário eleitoral
Presentes no lançamento, a deputada federal Alice Portugal e o deputado federal Daniel Almeida falaram da possibilidade de adiamento do calendário eleitoral devido a pandemia do coronavírus. “O Tribunal Superior Eleitoral aponta para eleições em novembro mas há também propostas de partidos do centro para os mandatos serem alargados até 2022. Nossa expectativa é que as eleições se deem ainda este ano.”, apontou Alice.
“Para haver mudança que extrapole 2020 tem que ser votada no Congresso Nacional porque é uma alteração na Constituição Federal. Estamos fazendo um esforço para alcançar o número de votos necessários para que as eleições ocorram ainda este ano e até semana que vem teremos uma resposta.”, concluiu Daniel.
O presidente do PCdoB/Ba, Davidson Magalhães, que é ainda Secretário do Trabalho e Esporte, encerrou a atividade destacando o papel da aliança. “Essa caminhada é importante para construirmos um projeto de eficiência mais humano para Salvador e que dialogue com a população excluída da cidade. E faremos isso alinhado ao governador Rui Costa, que tem feito uma excelente gestão no estado.”
Biografias
Olívia Santana exerceu dois mandatos como vereadora e possui passagem pela Secretaria Municipal de Educação; Secretaria Estadual de Trabalho e Esportes e Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres. Além de uma destacada militância nos movimentos estudantis, sociais e negro.
Niltinho Bastos foi Secretário de Gestão em Madre de Deus e na Assembleia Legislativa da Bahia é vice-presidente da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo e titular da Comissão de Saúde e Saneamento.
 
Fonte: Ascom/PCdoB Salvador 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados