Notícia

PCdoB estuda acionar Bolsonaro por proibição da vacina chinesa

21 outubro, 2020

A líder do PCdoB na Câmara Federal, deputada Perpétua Almeida (AC), informou, nesta quarta-feira (21/10), que o partido está se articulando com outras legendas para adotar as medidas judiciais cabíveis contra a suspensão que o presidente Bolsonaro fez do acordo para adquirir a CoronaVac, a vacina da China contra a covid-19. Pelo Twitter, Bolsonaro desautorizou o acordo feito pelo Ministério da Saúde e pôs em dúvida a eficácia da substância chinesa.

Ao defender a ação, Perpétua justificou que o presidente comete crime contra a saúde pública, porque colocou questões ideológicas acima dos interesses nacionais, ao romper a negociação. “Bolsonaro ignora a ciência e oficializa o lema ‘ideologia acima de todos’. Pouco importa se mais brasileiros vão morrer. O presidente se mostra mesquinho e pequeno, ao abrir ‘guerra contra as vacinas’. Demonstra ser incapaz de pensar na saúde coletiva da população”, disse a líder do PCdoB

A parlamentar ainda lembrou o alto e trágico número de brasileiros que já morreram da covid-19 no país. “Bolsonaro não pode tirar do cidadão o direito de ter acesso à saúde e à vida. Mais de 150 mil brasileiros já morreram pelo coronavírus. Nos aparece uma luz no fim do túnel, a vacina, e o que faz o presidente? Faz birra e diz que não vai comprar, desautorizando seu ministro da Saúde”, completou.

A articulação com os outros partidos para levar Bolsonaro ao Judiciário tem tido a participação, também, da presidenta nacional do PCdoB, Luciana Santos, que também é vice-governadora de Pernambuco.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados