Notícia

PCdoB repudia declaração racista do secretário Mauro Ricardo

25 fevereiro, 2014

A direção municipal do PCdoB, reunida na última terça-feira (24/2), decidiu expressar publicamente repúdio à declaração de cunho racista do secretário municipal da Fazenda. Mauro Ricardo, em uma rádio local, quando falava sobre a cobrança do IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana), fez alusão ao “pelourinho”, instrumento de tortura utilizado contra os negros durante a escravidão, lamentando que “infelizmente hoje não é mais assim…”.
Isso demonstra claramente a percepção racista e autoritária do secretário sobre a realidade de Salvador, declara a presidente do Municipal, Olívia Santana. O PCdoB entende que o secretário – que no período em que exerceu a mesma função na Prefeitura de São Paulo, teve sua gestão marcada pelo desvio de mais de R$500 milhões de recursos públicos municipais do ISS e também do IPTU daquela capital -, com estas declarações, perde as condições morais e políticas para permanecer à frente de tão importante cargo em Salvador, a cidade que reúne a maior população negra do país.
Recebemos com estranheza e lamentamos ainda a postura da secretária municipal da Reparação, Ivete Sacramento, que, ao invés de fazer uma condenação enérgica do flagrante gesto de racismo, afirmou que ” o secretário não teve a intenção de ser racista”, um velho discurso bastante usado pelos que praticam o chamado racismo cordial, que, quando são flagrados em tal prática, argumentam que não houve intenção de discriminar. A Secretaria Municipal, que tem como finalidade combater o racismo, termina por ser conivente com a inaceitável prática.
O PCdoB apoia e vai convocar sua militância a participar do ato do movimento negro de Salvador marcado para a próxima quarta-feira, dia 26/02, às 15h, em frente à Secretaria da Fazenda, no Centro. Chega de autoritarismo e ilegalidades. Pela suspensão imediata do aumento abusivo do IPTU. Basta de racismo!

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados