Notícia

PCdoB-Salvador repudia assassinato de jovem negro durante ação da PM

29 dezembro, 2022

O Comitê Municipal do PCdoB em Salvador assinou uma nota conjunta com outros partidos que manifesta indignação e repúdio pelo assassinato do jovem negro Marcelo Daniel Ferreira Santos, de 19 anos, durante uma ação policial no Nordeste de Amaralina, periferia da capital. Além do Partido, também subscrevem a nota o PT, o PSB e o Psol.

Marcelo foi baleado na noite de Natal (24/12) e chegou a ser socorrido, mas não resistiu e morreu na última quarta-feira (28), em um hospital de Salvador. Para o conjunto partidário, o episódio caracteriza o extermínio da juventude negra que acontece no País há décadas.

“O episódio revela a face mais perversa do racismo, que é o extermínio. Como demonstrou o estudo do Fórum Brasileiro de Segurança, das 6.416 pessoas mortas por intervenção policial em 2020, 78,9% eram negras”, diz um trecho da nota.

Os partidos ainda cobraram a investigação e punição dos responsáveis e conclamaram o alinhamento das gestões públicas “pelo combate à pobreza, à desigualdade, ao racismo” e também para “trabalhar por uma polícia cidadã, bem preparada e que atue de forma respeitosa na proteção de todos os cidadãos”.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados