Notícia

PL prevê gratuidade no metrô para idoso, estudante e deficiente

2 setembro, 2014

Idosos, pessoas portadoras de necessidades especiais e estudantes poderão ter passe livre no metrô de Salvador caso a indicação ao governo estadual, apresentada no fim de agosto à Câmara Municipal de Salvador pela vereadora Aladilce, seja acatada pelo Executivo estadual. A proposta está de acordo com a Lei Federal do Passe Livre, aprovada em 2001.

Para a vereadora, as categorias devem ser beneficiadas pois se encontram em condições especiais. “Temos que considerar que em âmbito estadual já há a previsão da gratuidade no transporte para idosos a partir de 60 anos, e no município a partir dos 65. Além disso, há evasão de estudantes de escolas públicas por falta de dinheiro para deslocamento, e as pessoas com deficiência precisam ter garantido o direito do atendimento à saúde, educação, cultura e lazer. Por isso, a gratuidade no transporte é fundamental”, explicou.

A linha 1 do metrô de Salvador liga a estação da Lapa ao Acesso Norte, região central da capital baiana, e faz parte do projeto de implantação do sistema integrado de transporte no município, no qual se pretende a articulação com o sistema ferroviário e rodoviário.

O PL é envolve conceitos de mobilidade urbana e transporte, além do exercício da cidadania e uso dos direitos. A população soteropolitana precisa dessa assistência.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados