Notícia

Plebiscito Popular: 7,5 milhões de pessoas querem reforma política

25 setembro, 2014

O resultado nacional do Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político foi divulgado em entrevista coletiva concedida nesta quarta-feira (24/09), em São Paulo. Mas, os dados são parciais, referentes a 95% das urnas apuradas e à votação eletrônica. Do total de votos contabilizados, 7.525.680 foram favoráveis à convocação da consulta. Os votos brancos e nulos somam 0,37% (28.691).

São Paulo (2.617.703 votos), Minas Gerais (1.354.399) e Bahia (774.218) são os estados que lideraram o ranking em participação. O número total das urnas será apresentado pela organização da campanha à Presidência da República, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal nos dias 14 e 15 de outubro, quando as 477 entidades envolvidas na ação promoverão ato unificado em Brasília.

Os números expressivos alcançados servem para pressionar o Legislativo a convocar um plebiscito oficial.

Histórico

A proposta de construção do plebiscito para debater o sistema político é um dos resultados das manifestações de junho e julho do ano passado, que sacudiram o Brasil. O tema do Plebiscito apresenta questões relacionadas ao sistema político, como o financiamento público de campanhas, a sub-representação das mulheres, indígenas e negros no Parlamento e à importância do fortalecimento de mecanismos de democracia, como a participação em conselhos e a construção de referendos e plebiscitos, que permitam ao povo participar das decisões políticas de forma efetiva.

A votação foi realizada em todo o país, entre os dias 1º e 7 de setembro, a chamada Semana da Pátria, com ampla participação dos movimentos sociais e sindicais na coleta dos votos, a exemplo da CTB Bahia. A Central levando a discussão também para o Grito dos Excluídos, no dia 7 de setembro, em Salvador.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados