Notícia

Plenária com movimentos populares busca novas ideias para Salvador

23 maio, 2014

A base da chapa de Rui Costa e João Leão, composta por nove partidos – entre estes o PCdoB –, reuniu-se nesta quinta-feira (22/05), em Salvador, com lideranças dos movimentos sociais. Esta foi a primeira plenária com movimentos sociais da capital baiana. O objetivo é ouvir as mais diversas proposições, de todos os cantos da cidade, e construir um plano de governo “de baixo para cima”. Mais cinco encontros estão previstos para as próximas semanas (ver calendário abaixo).
Foi consenso entre os presentes que é preciso dar continuidade ao projeto de desenvolvimento do país iniciado com o então presidente Lula, em 2003. Somente assim, será possível dar um salto de qualidade na Bahia e em Salvador.
Apesar de ajudar a construir este processo, o Partido Comunista do Brasil acredita que. Olívia Santana, presidente do PCdoB Salvador, reafirmou o compromisso do Partido Comunista do Brasil com a proposta atual de governo. Mas, destacou que é preciso vencer as limitações para avançar nas mudanças.
“A população baiana quer dar seguimento ao projeto que vem sendo traçado no estado, conectado com a capital. Queremos um processo de ampliação da universidade”. E deu sugestões de onde novos campi podem ser instalados: um campus da UNEB no Subúrbio ferroviário e um da UFBA em Cajazeiras. “Assim, quem não tem dinheiro de transporte para se deslocar até o Centro pode ter uma graduação”. Segundo Olívia, eles (a oposição, os carlistas) nunca trabalharam pela democratização das universidades porque eles não gostam de pobre, acham que estes espaços têm de ser elitizados.
A presidente do PCdoB Salvador aproveitou ainda a oportunidade para reforçar a importância de colocar e manter mais mulheres no poder e na política, convocando todas a participarem cada vez mais dos movimentos e das lutas sociais, para ocupar os espaços de poder. O candidato a vice-governador, João Leão (PP), reforçou. Pediu mais atuação política do povo. Pois é nas urnas que se deve mostrar a força.
O atual vice-governador, Otto Alencar, agradeceu o apoio que o PCdoB tem dado, fundamental para colocar a Bahia no ritmo do desenvolvimento nos últimos anos. Otto lembrou ainda que as inúmeras obras de melhorias na capital baiana (sistemas viários Dois de Julho, Via Expressa Baia de Todos os Santos, por exemplo), estão sendo feitas pelo governo estadual. “Nada resiste ao trabalho, marca da luta de quem acredita no desenvolvimento social”.
O candidato a governador, Rui Costa (PT), ex-chefe da Casa Civil da Bahia e que já foi vereador de Salvador, resgatou a sua trajetória humilde de vida e a ampla experiência política e de gestão. “Eu peço ajuda a vocês para continuar este projeto, cuja diferença a população sente no estômago, na emoção, e em tantos outros aspectos”.
Rui falou rapidamente sobre mais melhorias que os baianos, especialmente os soteropolitanos, vão perceber. Como o metrô, que vai chegar até Lauro de Freitas (RMS) e Cajazeiras, além do VLT no Subúrbio, que vai ligar Paripe à Lapa. “Queremos que o povo tenha direito a andar em um transporte público de Eles (oposição) não gostam da gente porque a gente permitiu ao ‘pobre’ andar de avião, ter acesso à universidade federal”.
Confira as próximas plenárias em Salvador:
 
29/05 – Paripe, 19h
02/06 – Boca do Rio, Pau da Lima, Mussurunga
05/06 – Cabula, Tancredo Neves
07/06 – Cajazeiras, Valéria, Pirajá
14/06 – Liberdade, Centro
 
 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados