Notícia

Plenária do PCdoB reúne moradores da Península Itapagipana, em Salvador

21 julho, 2015

As condições de moradia, necessidades da comunidade, conjuntura política, desafios, perspectivas para 2016 e os compromissos do PCdoB foram os temas que nortearam a Plenária que reuniu moradores da Península Itapajipana, sábado (18), na Associação Beneficente Educação, Arte e Cidadania (Abeac) e contou com lideranças políticas, comunitárias e do esporte náutico da Ribeira e região.

O vereador Everaldo Augusto (PCdoB), idealizador da atividade, criticou a atual gestão municipal. Segundo ele, o prefeito gasta o dinheiro público em bairros nobres e deixa a população carente entregue à própria sorte. “Temos uma situação de total descaso em todos os aspectos na Cidade Baixa. Nas ultimas três décadas, a cidade ficou jogada ao abandono, e nesta região não foi diferente. Precisamos alterar o tipo de poder político e inaugurar um novo modelo de gestão, que expresse a vontade da população e que tenha origem e compromisso com a maioria. Que seja capaz de inverter as prioridades, porque as intervenções realizadas ocorrem do túnel Américo Simas em diante e na região da Cidade Baixa nada é feito. Tudo está relegado ao abandono. Não se fala em metrô, escolas, transporte público de qualidade, incentivo ao esporte, hospitais municipais nem saneamento na região. Quem está fazendo obras na cidade é o governo do estado. E quando o prefeito faz intervenções em determinadas regiões expulsa o povo pobre do local”, afirmou o edil.

A líder comunitária Maria de Lourdes, destacou a importância da união para melhorias na região. “Moro no Uruguai, um bairro que fez sua própria história a partir do descaso do poder público. Nossos antepassados moravam na maré e conseguiram mudar esta realidade. Isso nos deu uma identidade de pertencimento que ninguém tira, que é única e é nossa. Mas, tem muita coisa que precisa ser olhada com carinho. Precisamos nos unir e nos organizar para conquistar mudanças”.

Conjuntura política – “PCdoB não faz parte de balaio”

Quem também prestigiou a atividade foi a deputada federal Alice Portugal, que é pré-candidata à prefeitura de Salvador em 2016. A parlamentar destacou que é preciso combater a tentativa de golpe da direita e que o PCdoB é o único partido com nome limpo para apresentar candidaturas nas próximas eleições. “Temos que organizar uma frente de esquerda democrática para impedir qualquer tentativa de golpe no Brasil. Tentativa esta praticada por parlamentares de direita que a cada dia surgem na mídia envolvidos em escândalos de corrupção. Mas só vamos conseguir alguma mudança com união e organização do povo. Estamos diante de um desafio e precisamos de um rosto novo. Os partidos estão desgastados e sem credibilidade, mas o PCdoB não faz parte de balaio e não está envolvido em falcatruas. Por isso, me sinto preparada e capacitada para enfrentar os debates com o atual prefeito sobre para quem ele governa em Salvador. Porque se ele governasse para os que mais precisam não tínhamos 26 vidas ceifadas devido a falta de contenção das encostas”.

A presidente municipal do partido, Olívia Santana, falou das prioridades do partido. “O PCdoB é um partido que se organiza para lutar por causas, por isso que é tão importante discutir a cidade.”

Também estiveram presentes: Javier Alfaya, vice presidente do PCdoB municipal; Nyomísio Lisboa, da Federação de Remo da Bahia; Mário Águia, Clube de Regatas São Salvador; Jair Fonseca, Clube de Regatas Península; Antonio Silva, Esporte Clube Vitória – divisão de remo. Representantes do deputado estadual Bobô e do deputado federal Davidson Magalhães também participaram da atividade.

Assessoria do vereador

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados