Notícia

Por mais mulheres eleitas, UBM-BA lança o movimento ‘Vota com Elas’

22 setembro, 2020

 

A seção baiana da União Brasileira de Mulheres (UBM-BA) lançou, na última semana, o movimento ‘Vota com Elas’, que tem o objetivo de garantir a eleição de mais mulheres nas disputas municipais deste ano. Na live de apresentação, na última quarta-feira (16/09), dirigentes estaduais da entidade também discutiram estratégias de como inserir esse debate na pauta eleitoral.

Segundo a presidenta da UBM-BA, Juliana Campos, a iniciativa é justificada por um diagnóstico de baixíssima representatividade feminina no Brasil. “A nossa realidade hoje é de, apenas, 12% de mulheres em cargos eletivos, em um cenário em que nós, mulheres, somos a maioria do eleitorado. Em 25% dos municípios brasileiros, não temos nenhuma representação feminina. Isso é grave!”, explicou.

Entre as ações do movimento já anunciadas, estão: identificação e orientação de candidaturas femininas no estado; construção e apresentação de uma plataforma eleitoral que contemple questões relacionadas às mulheres; promoção de debates nos municípios sobre a necessidade de eleger mulheres; e elaboração de cartas-compromisso que deverão ser assinadas por dirigentes partidários, de modo que se comprometam a acompanhar e financiar campanhas femininas.

Com as limitações impostas pela pandemia do novo coronavírus, as mobilizações deverão acontecer, principalmente, por meio das redes sociais. Para a UBM-BA, a internet poderá ter um papel fundamental na disseminação do projeto de cidades democráticas, que também toca, segundo a entidade, na necessidade da inclusão e emancipação das mulheres.

“Queremos cidades mais iguais, com direitos para as mulheres e com políticas públicas”, arrematou Juliana Campos.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados