Notícia

Prefeito eleito pelo PCdoB em Tapiramutá já foi gari e cortador de cana

27 novembro, 2020

Foto: Divulgação

 

Circula nas redes sociais um texto emocionante que foi escrito por Josias Gomes, secretário de Desenvolvimento Rural do estado, sobre a eleição de Roberto Venâncio (PCdoB) para a prefeitura de Tapiramutá, município do Piemonte do Paraguaçu. No relato, Josias conta a difícil trajetória de vida do novo prefeito, que já foi gari e trabalhador do corte de cana.

Para o secretário, a eleição de Roberto é inspiradora e revela o poder dos trabalhadores e trabalhadoras. “Tapiramutá terá um Prefeito vindo das mais sofridas tradições dos rejeitados da terra. Temos o exemplo de que jamais podemos duvidar da classe trabalhadora”, diz um trecho do texto.

Reproduzimos abaixo a íntegra do relato de Josias:

 

Prefeito Roberto Venâncio de Tapiramutá: um levantado do chão!

Que história mais triste, ao mesmo tempo inspiradora, carrega esse companheiro. Foi achado literalmente no lixo pelas mãos caridosas de Dona Nair Venâncio que o criou, mas só até os dois anos.

Dona Nair era portadora de diabetes e teve que ser hospitalizada em Salvador, vindo a falecer.

Roberto passou a ser criado pela irmã de dona Nair, até os 18 anos, quando ela também veio a falecer.

Pronto, Roberto ficou entregue a própria sorte, dormiu no chão, comeu banana verde e o “pão que o diabo amassou”, mas seguiu em frente e não desistiu nunca.

Sem pai, nem mãe biológica ou adotiva, sem qualquer parente, o caminho estava aberto para qualquer iniciativa.

Em Pernambuco se diz que “qualquer caminho vai dar na venda”, ou seja, ele estava solto para seguir o caminho que lhe desse na cabeça.

Seguiu em frente, mas buscando o caminho da difícil superação, de tantos obstáculos, a sua força em vencer na vida falou mais alto.

Saiu da Volta Grande, comunidade rural de Tapiramutá, depois da morte da segunda mãe de criação ter morrido, para enfrentar os obstáculos sem ter em quem se apoiar, só tendo na força da sua determinação obstinada, a sua razão de viver. Pois bem, o cabra venceu.

Até 2003 foi gari por muito tempo em Tapiramutá, depois foi cortador de cana em Goiás e trabalhou na colheita do café em Minas Gerais. Pense num sofrimento da gota serena!

No Sindicato dos Trabalhadores Rurais em 2003, conseguiu ser admitido como agente arrecadador e deu certo, construiu tantas pontes, fez tantos companheiros, que em 2010 se elegeu Presidente do STR, para dois anos depois ser eleito vereador e em 2016 prefeito.

Sempre no PCdoB, partido que escolheu pela sua história e dedicação à causa dos trabalhadores.

E tem mais, se formou Bacharel em História, e hoje está no sexto semestre de Direito. Casado com Cristina Santos, é pai de dois filhos: Henry Venâncio e Phyetro Venâncio. Chic o nome dos meninos. Parabéns pela escolha.

Tapiramutá terá um Prefeito vindo das mais sofridas tradições dos rejeitados da terra. Temos o exemplo de que jamais podemos duvidar da classe trabalhadora.

Meu querido companheiro Roberto Venâncio, és um grande exemplo de superação. Te desejo todo sucesso do mundo nesta nova jornada de cuidar do seu povo!

 

Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

Se concorda, compartilhe!

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados