Notícia

Primeiro Passo: mais um PL deve ser votado em caráter de urgência

31 julho, 2014

O prefeito ACM Neto segue em sua prática de rolo compressor na Câmara de Vereadores de Salvador. A última foi o encaminhamento do Programa Primeiro Passo, que prevê uma bolsa auxílio para as mães que não conseguirem vaga em creche pública pagarem uma particular. A matéria chegou à Casa Legislativa com pedido de votação em caráter de urgência, e a previsão é de que possa ser votada em setembro. Isso significa que mais uma pauta vai ser colocada em votação às pressas, possivelmente sem debate.

A proposta do PL é de conceder auxílio mensal de R$ 50,00 para famílias com crianças de até cinco anos, para custear creche ou pré-escola, se a mãe não encontrar vaga nas creches da prefeitura. Além de não ser suficiente, pois os valores relativos à educação particular serem elevados para a classe baixa, não resolve a questão. De acordo com o projeto do Executivo, serão investidos no programa R$ 20 milhões, adquiridos por meio de empréstimo.

Para a vereadora Aladilce Souza, trata-se de um projeto complicado, que não resolve a situação precária da educação da rede municipal da capital baiana. “Ele [o prefeito] deveria pensar era no investimento em estruturação das creches públicas. Mas, enquanto isso não acontece, ACM Neto regularizar os convênios para garantir a assistência às crianças”.

O governo federal colocou 130 creches à disposição de Salvador, precisando apenas da disponibilização de terrenos, mas até a prefeitura não se movimentou. “O caminho não é esse. Salvador quer creches. As mães precisam ter onde deixar seus filhos para ir trabalhar”, conclui a vereadora.

Na opinião de Aladilce, a matéria tem caráter eleitoreiro. Pois, não estava no plano de gestão apresentado pelo prefeito e agora, à beira da eleição, na qual apoia o ex-governador Paulo Souto, é lançada. Isso sem contar com as inúmeras críticas aos programas sociais do governo, considerados pela oposição como assistencialistas.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados