Notícia

Presidente da Comissão de Desporto faz balanço das primeiras ações

8 abril, 2015

Depois de quatro produtivas reuniões, a Comissão de Desporto, Paradesporto e Lazer da Assembleia Legislativa do Estado (AL-BA) realizou, nesta quarta-feira (8/4), um encontro para fazer um balanço das atividades realizadas desde o início do ano. Os deputados integrantes do Colegiado – composto por sete parlamentares – avaliaram que o saldo é positivo.
Segundo o presidente da comissão, deputado Bobô (PCdoB), os trabalhos tiveram como marca principal a participação da sociedade organizada e entidades esportivas do estado. “Realizamos vários debates importantes – esporte comunitário, desporto olímpico e paralímpico, o futebol profissional da Bahia e o esporte educacional. Conseguimos ter uma visão ampla dos problemas e desafios de cada segmento ouvido”.
A partir de agora, as demandas identificadas serão encaminhadas aos poderes público, com o objetivo de colocar o esporte como política de Estado e ferramenta importante de inclusão social e transformação de vida para crianças e jovens, ainda de acordo com o parlamentar. Para Bobô, é através do esporte que a sociedade pode enfrentar melhor o problema da violência e das drogas.
“Uma das sugestões que surgiram dessas reuniões e que encaminharemos é o aumento para 1,5% do Orçamento estadual para o esporte. Também solicitaremos audiências com o governador Rui Costa e o Ministro do Esporte, George Hilton, para tratar do assunto”, disse, lembrando a Medida Provisória (MP) do Governo Federal que prevê o refinanciamento das dívidas dos clubes de futebol, exigindo contrapartidas como projetos sociais.
O presidente informou, ainda, que os próximos debates tratarão do futebol feminino e do futebol no interior. Outra deliberação foi tornar a comissão itinerante também para visitar cidades e regiões, realizando debates sobre as realidades locais. A comissão também convidará os secretários da Fazenda e do Planejamento para tratar os assuntos relativos ao financiamento do esporte, além de debater o tema nas discussões preparatória do PPA (Plano Plurianual).
 
Com Ascom/ Bobô

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados