Notícia

Programa da Setre atende usuários de drogas em situação de rua

16 outubro, 2015

Azulejista, pintor e pedreiro, três profissões importantes no setor da construção civil, estão ganhando novos profissionais, com a qualificação de 40 moradores de rua e usuários de drogas psicoativas pelo Programa Qualifica Bahia, ação do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
Com duração entre 180 e 200 horas, os cursos oferecidos são executados nos projetos ‘Corra pro Abraço’ e ‘Ponto Cidadania’, sob a responsabilidade da Secretaria da Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), por meio da Superintendência de Políticas sobre Drogas e Acolhimento a Grupos Vulneráveis (Suprad).
Segundo a coordenadora de Qualificação Profissional da Setre, Kadine Santos, além desta demanda, a Setre, via Programa Qualifica Bahia, desenvolve neste período outras ações específicas, como o atendimento de duas turmas em unidades prisionais (Salvador e Feira de Santana) e dez turmas para Pessoas com Deficiência (PcD), além da ação dos propgramas Qualifica Bahia (que irá atender cerca de 6.340 trabalhadores) e Qualifica Bahia Pacto pela Vida (760).
Nos dois programas, em particular, a Setre está qualificando mais de 7.300 trabalhadores baianos. São 20 por turma e a duração dos cursos é entre 100 e 240 horas, distribuídas entre quatro a seis horas diárias, a depender do curso. A modalidade é presencial e exige do participante frequência mínima de 75% da carga horária total para receber o certificado.
O trabalhador beneficiado pelo Programa Qualifica Bahia tem direito a auxílio-transporte, quando residir a mais de dois quilômetros de distância do local do curso, lanche, camisa e material didático. Em 2015 a Setre vai oferecer mais de 50 opções de cursos distintos, entre eles, o de Auxiliar Administrativo, Eletricista de Instalações Prediais, Eletricista de Instalações Industriais, Mecânico de Manutenção de Automóveis, Motocicletas e Veículos Similares. Oferece ainda Pedreiro Polivalente, Garçom, Introdução à Fotografia, Técnicas de Vendas, Soldador, Corte e Costura, Panificação, Facilitador de Atividades Esportivas e de Lazer, Cabeleireiro e Operador de Telemarketing com Inglês.
 
Fonte: Ascom/Setre

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados