Notícia

Protesto em Salvador contra a autonomia do Banco Central

2 outubro, 2014

Preocupados com o futuro da economia brasileira, os bancários e outras categorias, movimentos sindical e social realizaram protesto, nesta quinta-feira (02/10), contra uma possível independência do Banco Central. Isso seria uma espécie de terceirização do governo.

Uma das mais importantes pelas quais o movimento sindical é contra a independência do Banco Central é o elevado poder que seria dado à direção do banco para desenvolver políticas monetárias e cambiais sem qualquer interferência do governo. Isso significa dizer que, o processo que deveria ser conduzido por um representante eleito pelo povo, passaria a ser coordenado pelo BC, ou seja, pelos banqueiros.

“Isso mexe com o conjunto da sociedade, principalmente do ponto de vista do emprego, já que o mercado passaria a regular a economia brasileira”, aponta o presidente da CTB Bahia, Aurino Pedreira.

Participaram do ato representantes do Sintracom, Sindicato dos Metalúrgicos, Sindibeb, UJS (União da Juventude Socialista), UNE (União Nacional dos Estudantes), UBM (União Brasileira de Mulheres) e Unegro (União de Negros pela Igualdade).

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados