Notícia

Quilombo de Ituberá é contemplado pelo “Minha Casa Minha Vida”

12 novembro, 2014

Quilombolas da cidade de Ituberá, no Sul baiano, foram contemplados no último domingo (9/11) com unidades habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV). A comunidade quilombola Lagoa Santa recebeu 44 moradias, cada uma com 51 metros quadrados – dois quartos, sala, cozinha, área de serviço, banheiro e varada.
A entrega foi feita por representantes do governo estadual da Bahia, da prefeitura de Ituberá, governo federal, Caixa Econômica Federal (Caixa) e da Cooperativa de Trabalhadores Autônomos Litoral Sul da Bahia (Cootrasb), que articulou a liberação dos recursos do Ministério das Cidades.
O secretário de Promoção da Igualdade Racial, Raimundo Nascimento, participou da entrega das casas, uma vitória da luta dos quilombolas por garantia de direitos, afirmou. “Após a conquista das suas casas, resta a titulação das terras que está em fase de conclusão do Relatório Técnico de Identificação e Delimitação (RTID).”
Quilombo
As comunidades quilombolas são grupos étnicos – predominantemente constituídos pela população negra rural ou urbana –, que se autodefinem a partir das relações com a terra, o parentesco, o território, a ancestralidade, as tradições e práticas culturais próprias. Estima-se que em todo o País existam mais de três mil comunidades quilombolas.
Fonte: Portal Brasil

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados