Notícia

Renovação dos deputados baianos não passa da casa dos 30%

6 outubro, 2014

Os resultados das urnas revelaram baixo índice de renovação na bancada baiana na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa, ao contrário do que ocorreu na Câmara Municipal de Salvador em 2012, quando 56% das cadeiras foram ocupadas por novos parlamentares.

Das 39 vagas da Bahia no legislativo federal, 16 serão ocupadas por novos deputados. Alguns migraram da Assembleia Legislativa e outros deram um salto da Câmara Municipal à dos Deputados. Entre as mulheres, entretanto, o número triplicou. Até o momento, a única era Alice Portugal, do PCdoB. Mas, a partir de 2015, ela ganha duas companheiras, Moema Gramacho e Tia Eron. Uma governista também e outra da oposição. Entre os reeleitos, Daniel Almeida, com mais de 135 mil votos dos baianos.

Na Assembleia, a renovação também foi pequena, bem menor, inclusive, do que na última eleição, em 2010. O índice de novatos também ficou na casa do 30%, com um total de 33% de novas figuras na Casa. Fazem parte da turma dos recém-eleitos os deputados do PCdoB Raimundo Nonato Bobô e Zó. Fabrício Falcão segue para o segundo mandato.

Dos 21 novos deputados estaduais, 12 são da oposição e nove governistas.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados