Notícia

Roda de Cultura debate iniciativas para fortalecer o segmento

25 julho, 2014

randomica

Artistas, militantes culturais e integrantes do Comitê Estadual do PCdoB na Bahia estiveram reunidos na noite da última quinta-feira (24/07), no Hotel Bahia do Sol, Corredor da Vitória, em Salvador, para participarem da Roda de Cultura e debater iniciativas de fortalecimento do segmento. O evento foi convocado pela Secretaria Estadual de Cultura do Partido e pela Fundação Maurício Grabois.

Javier Alfaya, secretário Nacional de Cultura do PCdoB, salientou a importância da temática e avaliou como positiva a participação do Partido no segmento. “O PCdoB tem destacada participação na área cultural. A deputada federal Jandira Feghali foi a primeira presidente da Comissão de Cultura da Câmara, cargo que é ocupado atualmente pela camarada Alice Portugal. Isso prova a forte atuação do Partido no Congresso em relação ao segmento.”

Militante de diversas áreas culturais participaram do encontro.

Militante de diversas áreas culturais participaram do encontro.

O dirigente lembrou ainda da recente aprovação da lei Cultura Viva, que já foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff. “Indicação da Jandira Feghali, o Cultura Viva vai fortalecer e implementar uma política cultural mais profunda. Só na Bahia, temos quase 200 pontos de culturas, que serão beneficiados pela nova lei.”

Na ocasião, Javier Alfaya lançou, através da Secretaria Estadual de Cultura do PCdoB, uma coletânea com artigos culturais publicados nos últimos sete anos na Revista Princípios. A publicação tem o nome de “A cultura brasileira mostra sua cara”, e é uma iniciativa inédita na área. Ele fez ainda uma apresentação sobre o modelo cultural defendido pelo Partido, que é o de valorização das identidades regional e local, com políticas de democratização e mais recursos para os artistas.

Ações no Legislativo

O deputado estadual Álvaro Gomes, presidente da Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviço Público da Assembleia Legislativa, reafirmou o compromisso em buscar mais investimentos e ações que possam promover o fortalecimento da cultura baiana.

“Na Assembleia, fui responsável por algumas indicações na área, a exemplo da Lei que institui o Dia Estadual da Cultura de Paz com Justiça Social. Mas, precisamos assegurar um orçamento específico para a promoção estadual da cultura”, avalia.

Reflexão

A presidente do Comitê Municipal do PCdoB em Salvador e ex-secretária Municipal de Educação e Cultura, Olívia Santana, afirmou que o evento reuniu pessoas vinculadas às questões culturais da cidade. Ela lembrou também da importância em ter Alice Portugal como presidente da Comissão de Cultura da Câmara.

Em sua explanação, Olívia Santana declarou que é preciso refletir sobre o papel dos comunistas nas transformações culturais que precisam ser feitas e da necessidade em participar de um debate mais profundo sobre esses questionamentos.

O ator Pisit Mota participou da Roda de Cultura.

O ator Pisit Mota participou da Roda de Cultura.

“Precisamos estar presentes nas questões culturais que envolvem o financiamento cultural. Não podemos mais nos permitir ficar à margem da discussão. Devemos dar voz e mais oportunidades aos artistas do Partido. Precisamos, ainda, fazer com que a militância conheça quem é o PCdoB na cultura”, finalizou.

O encontro contou com a presença da deputada federal e presidente da Comissão de Cultura da Câmara, Alice Portugal, dos secretários municipais de Cultura de Camaçari, Vital Vasconcelos, de Simões Filho, Jorge Sales, e de Cachoeira, Zé Luis, além de artistas dos mais diversos segmentos e manifestações culturais.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados