Notícia

Rui Costa cresce em novas pesquisas eleitorais

28 agosto, 2014

As pesquisas de intenção de voto realizadas pelos institutos Ibope e Bapesb, e divulgadas na última quarta-feira (27/8), revelaram um crescimento notável de Rui Costa, candidato ao governo baiano pelo PT. Na pesquisa Ibope, por exemplo, que foi encomendada pela TV Bahia, Rui apareceu com 15% das intenções, praticamente o dobro do que obteve na pesquisa anterior.
No último levantamento, divulgado em julho, Rui Costa tinha 8% e figurava no terceiro lugar, atrás da candidata Lídice da Mata (PSB), que vinha em segundo, com 11% – Lídice agora tem 9%. Nos dois momentos da pesquisa Ibope, o candidato Paulo Souto (DEM) se manteve na liderança – primeiro com 42% e, agora, com 44%.
A outra pesquisa, do Bapesb, mostrou uma pontuação ainda melhor de Rui Costa. O candidato do PT apareceu folgado no segundo lugar, com 21% – 6 pontos a mais do que a pesquisa Ibope. Lídice da Mata continua em terceiro lugar, com 12%, e Paulo Souto no primeiro, com 41%.
2º turno
A pesquisa Ibope também simulou um confronto no segundo turno entre Paulo Souto e Lídice da Mata, excluindo Rui Costa da hipótese apresentada aos entrevistados. A exclusão do nome foi criticada pelo próprio Rui, que disse não confiar na pesquisa porque foi encomendada pela TV Bahia, que tem ligações com o DEM.
“O Ibope excluiu meu nome do questionário e conseguiu fabricar um fato historicamente inédito. A emissora que encomendou a pesquisa pertence a ACM Neto, aliado de meu concorrente Paulo Souto e o Ibope é o instituto que mais erros cometeu em levantamentos eleitorais na Bahia”, desabafou, através da página da campanha na internet.
Com a simulação feita entre Souto e Lídice no segundo turno, o candidato do DEM venceria com 49%, contra 17% da adversária.
Indecisos
A pesquisa Ibope/TV Bahia também revelou que há uma quantidade significativa de eleitores que ainda não sabem em quem votar. Os indecisos aparecem com 14% – próximo dos 15% de Rui Costa – e podem se decisivos. Os que pretendem votar em branco ou anular o voto são 16%.
 
 
 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados