Notícia

Rui Costa fala sobre eleição e estabelece prioridades do governo

14 outubro, 2014

O novo governador da Bahia, Rui Costa, eleito em primeiro turno pelo PT, falou sobre a eleição e das expectativas que possui para quando assumir o Governo do Estado, em janeiro do ano que vem, durante uma entrevista à Rádio Metrópole, nesta terça-feira (14/10). Essa foi uma das primeiras entrevistas do governador eleito, após a vitória que contrariou todos os institutos de pesquisa de voto.
Rui Costa disse que ainda não pensou na formação do novo secretariado e que vai ouvir o atual governador Jaques Wagner, também do PT, para a composição. Falou também das prioridades do novo governo, dos ataques que sofreu na campanha e da personalidade sensível que possui – se emocionou durante três momentos da entrevista. Separamos os principais trechos:
 
Perfil diferente
Jaques Wagner tem uma personalidade e eu, outra. Na condução do trabalho, Wagner cobra resultados no final. Vou acompanhar as ações, estabelecer metas, e cobrar. Eu vou instalar um sistema de monitoramento nas secretarias e empresas, que já está pronto. Dediquei a vitória à memória da minha mãe, que marcou muito a minha personalidade com seu jeito corajoso. Quero a acompanhar as ações do governo e cobrar bom resultado. Vamos fazer mudanças na estrutura de governo. Vamos cortar gastos com as atividades ‘meio’ para aplicar nas atividades ‘fim’, de serviços à população.
Prioridades
As três prioridades do meu governo serão a saúde, educação e a segurança pública. Serão as áreas que vou cuidar com carinho, mas óbvio que não descuidarei das outras. Vamos regionalizar a Saúde. Já no início de 2015, começo a construir os sete hospitais prometidos na campanha. Inicio com o Hospital de Feira de Santana, o novo Clériston Andrade. Quero dialogar diretamente com os professores e com as famílias. Acredito que podemos melhorar a qualidade da educação, principalmente com a participação da família. Só estou aqui hoje porque tive motivação para estudar.
Secretariado 
Ainda não comecei a trabalhar na [composição] da minha equipe. Sou amigo de Jaques Wagner há 32 anos e, claro, vou conversar com ele sobre isso, mas não há imposição de nomes por parte dele [a pergunta do entrevistador foi no sentido da imposição].
Ataques na campanha
Consegui direito de resposta na Veja. Além das ações eleitorais, entrei com ação criminal contra ela [Dalva Sele, que fez denúncias do PT à revista Veja], a revista Veja, o repórter, o ex-governador Paulo Souto e vou ainda ajuizar contra o prefeito de Salvador [ACM Neto, que falou publicamente em um envolvimento de Rui no esquema denunciado por Dalva]. Minha dignidade é o meu patrimônio e não vou permitir que qualquer aventureiro o destrua.
Deputados e prefeito
Eu quero fazer muito por Salvador e espero ter uma relação profissional com a prefeitura e com o prefeito [ACM Neto]. 33 deputados na Assembleia [Legislativa do Estado] estão conosco e há outros com mesma linha política que devem estar conosco. Devemos chegar a 39 ou 40.
Personalidade
Sou uma pessoa emotiva sim [se emocionou três vezes, durante a entrevista]. Me emociono com gente. Tem gente que quer enriquecer [na política], mas eu não. Estou nisso porque me emociono e é bom que seja assim.
Vice-governador
[João] Leão é um trabalhador, uma pessoa que se dedica muito. Ganhei uma amizade grande com ele nessa campanha e posso assegurar que ele é uma pessoa de família e que vai ajudar muito no governo.
Lídice
Estou muito alegre que ela [Lídice da Mata, do PSB, que também disputou o Governo do Estado e terminou em terceiro lugar] tenha apoiado Dilma.
 
 
 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados