Notícia

Rui é o governador da Bahia. Dilma e Aécio vão para o 2° turno

5 outubro, 2014

Pela terceira vez consecutiva, a Bahia viu a eleição ser definida no primeiro turno. Com 3,5 milhões dos votos válidos, o equivalente a 54,5%, Rui Costa (PT) é o novo governador. A vitória de Rui, candidato pela coligação Pra Bahia mudar mais – formada por nove partidos: PCdoB, PT, PP, PSD, PDT, PR, PTB, PMN, PTdoB e PHS –, representa a continuidade de um projeto político que colocou o estado no rumo do desenvolvimento e tem melhorado a vida dos baianos nos últimos oito anos.

O segundo colocado foi Paulo Souto (DEM), que viu, pela terceira vez, a oportunidade de voltar ao Palácio de Ondina escaparem de primeira, sem chances de levar a disputa pelo voto para o segundo turno, com apenas 37,7% dos votos. Sem contar com as seguidas desilusões das pesquisas do Ibope, que o mantiveram à frente durante toda a campanha. Em seguida, vêm Lídice da Mata (PSB), com 6,6%, Marcos Mendes (PSOL), Da Luz (PRTB) e Renata Mallet (PSTU) atingiram 1%.

O novo senador eleito pelo Estado foi Otto Alencar (PSD), também da mesma coligação do governador, com a preferência de mais de 3,2 milhões dos eleitores (55,8%). Disparadamente à frente de Geddel Vieira Lima (PMDB), que obteve 34,5% dos votos, seguido por Eliana Calmon (PSB) com 8,4%, Hamilton Assis (PSOL) e Marcelo Evangelista (PEN) não atingiram 1%.

Eleição presidencial

Disputam a preferência do eleitorado brasileiro no segundo turno os candidatos Dilma Rousseff (PT), que tenta a reeleição, e Aécio Neves (PSDB), que deixou Marina Silva (PSB) para trás. A candidata petista obteve 41,5% dos votos válidos contra 33,5% do tucano.

Com uma diferença de 8%, a militância de toda a coligação Com a força do povo vai ter que fazer valer o propósito de contribuir para o Brasil seguir no caminho do avanço e do desenvolvimento, garantindo a vitória de Dilma no próximo dia 26 de outubro, quando será realizada a votação do segundo turno.

Marina Silva (PSB) conquistou 21,3% e Luciana Genro (PSOL) obteve 1,55%. Os demais candidatos não atingiram 1% dos votos.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados