Notícia

Salvador recebe principal evento brasileiro de governança da Internet

8 julho, 2015

Desafios da inclusão digital, economia da Internet, cibersegurança e confiança, Internet e direitos humanos. Essas são as quatro trilhas de discussões do V Fórum da Internet no Brasil e Pré IGF Brasileiro 2015, que acontecerá de 15 a 17 de julho, no Fiesta Convention Center, em Salvador. Principal espaço brasileiro de discussão sobre a governança da Internet, o evento é gratuito e as inscrições podem ser efetuadas através do site http://forumdainternet.cgi.br/.
Realizado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), o V Fórum reunirá representantes dos setores governamental, empresarial, acadêmico, organizações da sociedade civil, técnicos, estudantes, usuários de Internet e demais interessados.
Entre os palestrantes confirmados estão Virgilio Almeida (coordenador do CGI.br e Secretário de Política de Informática – MCTI), embaixador Benedicto Fonseca (Ministério das Relações Exteriores), Coronel Ricardo Camelo (CDCiber – Centro de Defesa Cibernética do Exército Brasileiro), Thiago Tavares (conselheiro do CGI.br e presidente da Safernet), Bruno Magrani, (Facebook), Marcel Leonardi (Google), entre outros.
O encontro será preparatório para o 10º Fórum de Governança da Internet, coordenado pela ONU, que acontece na cidade de João Pessoa (PB), em novembro.
Programação
O V Fórum da Internet no Brasil tem o como tema a “Evolução da governança da Internet: empoderando para o desenvolvimento sustentável”, que será debatido no painel de abertura. A programação prevê discussões em quatro trilhas paralelas, painéis sobre o Marco Civil da Internet e a regulamentação da neutralidade de rede, debates sobre a infraestrutura física para o desenvolvimento da Internet, além de plenária em que os relatórios das trilhas serão apresentados.
Conferência 20 anos CGI.br
O V Fórum também contará com a realização, no dia 16 de julho, do terceiro encontro do Ciclo de Conferências “CGI.br 20 anos – princípios para a governança e uso da Internet”. Será o momento de debater o princípio “Diversidade” do decálogo do CGI.br, com representantes do Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura da Bahia e Universidade Católica de Salvador.
No total, dez conferências acontecerão até dezembro para marcar as duas décadas de existência do CGI.br. Esses encontros acontecerão em paralelo a eventos realizados pelo CGI.br e pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), a exemplo do IV Fórum Brasileiro de CSIRTs, o V Seminário de Proteção à Privacidade, a Conferência Web.br, dentre outros, visando com isso, que a comunidade integre as comemorações.
 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados