Notícia

Saúde é tema do 3º Encontro de Prefeitos promovido pela UPB

27 agosto, 2014

Entre os dias 29 e 31/8, os municípios baianos debaterão assuntos como financiamento, gestão de programas, atenção integral regionalizada e regulação da saúde. As discussões fazem parte do 3º Encontro de Prefeitos, que acontece no Vila Galé, em Guarajuba. O evento será realizado pela União dos Municípios da Bahia (UPB) em conjunto com o 4º Congresso Estadual dos Secretários Municipais de Saúde.

Para a presidente da UPB e prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria, esse é o tema que mais aflige prefeitos e prefeitas no estado. “Sabemos que saúde não espera e para dar uma resposta rápida à população precisamos do esforço conjunto de Municípios, Estado e União, na formulação de políticas públicas. Foi assim com os ‘Mais Médicos’, uma cobrança nossa, e será assim com outras demandas apontadas no encontro”, afirmou a gestora.

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, estará presente na abertura do evento e irá palestrar no sábado (30). O Ministério participará do evento também prestando atendimento aos prefeitos e secretários. Técnicos do órgão estarão no local, tirando dúvidas sobre repasses e convênios de parceria com os municípios.

Desafios

Em pesquisa de opinião, divulgada em março pelo Datafolha, a saúde é apontada por 45% dos entrevistados como a principal preocupação dos brasileiros, ganhando da violência (18%), e educação (8%). O presidente do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde (Cosems-BA), Raul Molina lembra que o “o aumento de demandas em serviços de saúde tem crescido muito, fazendo com que o município seja alvo frequente de interpelações tanto da população, como dos órgãos de controle social”.

Na programação do evento, assim como em edições anteriores, o Encontro de Prefeitos apresentará conferências, palestras, oficinas, exposição de experiências exitosas e rodadas de debates sobre assistência farmacêutica, desequilíbrio entre o financiamento e a responsabilidade da gestão, além dos impedimentos legais.

Com informações da UPB

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados