Notícia

Secretário comemora ida de curso de medicina para Juazeiro

8 setembro, 2014

O secretário municipal de Saúde de Juazeiro, no norte da Bahia, Cássio Garcia, comemorou o anúncio feio pelo Ministério da Educação (MEC), na semana passada, de que o município será um dos 39 contemplados com a instalação do curso de medicina, um dos mais procurados do país. Garcia acredita que a novidade vai fazer história em Juazeiro.
“É mais uma conquista histórica para nossa cidade que faz parte do esforço da prefeitura e do Deputado Daniel Almeida. O curso vai permitir a fixação dos profissionais no município e da região. Como um dos principais problemas no Brasil é a falta de médicos em postos de saúde, o enfoque dos estudos será a Atenção Básica”, declarou.
O secretário contou que, em maio deste ano, o município recebeu a visita de representantes do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e do MEC, para avaliar a implantação do curso de graduação em Medicina através de instituição de educação superior privada. Na ocasião, Juazeiro, que é administrado pelo prefeito Isaac Carvalho (PCdoB), tinha sido um dos municípios aprovados na pré-seleção.
Entre os critérios analisados, estiveram o número de leitos disponíveis no SUS (mínimo 250), a existência de leitos de urgência e emergência ou Pronto Socorro, adesão do município no Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ), existência de hospital com mais de cem leitos exclusivos para o curso, além da avaliação da estrutura dos equipamentos públicos e programas de saúde existentes no município, dentre outros.
Cássio Garcia informou, ainda, que, além do curso de nedicina, novas vagas de residência médica para especialistas futuramente serão abertas. “Com esta possibilidade, Juazeiro vai fixar mais profissionais na cidade, ampliando o mercado e a vinda de novos serviços, além de aumentar o acesso aos atendimentos para a população”.
Além de Juazeiro, outras cinco cidades baianas foram autorizadas a oferecer o curso: Alagoinhas, Eunápolis, Guanambi, Itabuna e Jacobina.
 
*Colaborou Ascom/ Prefeitura de Juazeiro

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados