Notícia

Secretário de ACM Neto insinua que professores não foram bons alunos

29 setembro, 2020

O secretário de Educação de Salvador, Bruno Barral, insinuou que professores não foram bons estudantes e que os bons sempre acabam optando por outras carreiras. A declaração foi dada durante uma entrevista ao site Muita Informação e irritou muito a categoria, ainda mais por se tratar de alguém que está à frente de um cargo que deveria prestigiar os profissionais da Educação.

Após as falas consideradas preconceituosas, a vereadora Aladilce Souza (PCdoB), que é professora licenciada, protocolou na Câmara uma moção de repúdio contra o secretário do prefeito ACM Neto. Para a vereadora, a declaração é ‘absurda’ e vai na contramão do que se espera de um gestor.

“É preciso valorizar e estimular essa profissão, pedra fundamental para o país, como têm feito os países desenvolvidos que possuem elevados índices educacionais e sociais. É um completo absurdo ver o gestor responsável pela política educacional do município apresentar uma visão tão atrasada”, afirmou a vereadora.

A APLB-Sindicato, que representa os docentes da rede municipal de Salvador, também condenou a fala do secretário, em uma nota de repúdio. “Desvalorizar o trabalho do professor é desconhecer a real importância dessa profissão para a construção de uma sociedade letrada, onde saberes são compartilhados e o conhecimento é transmitido e/ou construído, onde os alunos desenvolvem competências e habilidades para uma formação cidadã”, diz o texto.

O sindicato ainda ressaltou a qualidade dos professores da capital baiana, o que, segundo a entidade, pode ser comprovado pelos resultados conquistados pelo município no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados