Notícia

Samêhy Pataxó é eleita vice-presidenta do CDDM e primeira indígena a compor a mesa diretora do Conselho

5 abril, 2024

A presidenta da Associação de Mulheres Indígenas do Extremo Sul da Bahia, Samêhy Pataxó, foi eleita, na tarde desta sexta-feira (5), vice-presidenta do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Mulheres – CDDM, entidade vinculada à Secretaria de Políticas para as Mulheres – SPM. Por nove votos a três, ela foi a primeira mulher indígena eleita para compor a mesa diretora do Conselho. Hoje foi a primeira reunião da nova gestão. que segue para um mandato de dois anos.

Na ocasião, Samêhy, que também é secretária de mulheres do MUPOIBA – Movimento unido dos povos e organizações indígenas da Bahia. -, destacou o momento histórico de ser a primeira representação indígena no Conselho e a importância de uma gestão focada na construção coletiva.

“Nunca teve essa participação e agora nós estamos fazendo parte dessa construção. Em cada espaço que a gente entra, não entra sozinho. A gente entra com o coletivo e a luta coletiva, para melhorar a ação do estado e do Conselho nos espaços, periferias e interiores”, disse.

Com caráter consultivo, o CDDM tem a finalidade de estabelecer diretrizes e normas relativas às políticas e medidas que visem eliminar a discriminação às mulheres, garantindo condições de liberdade e equidade de direitos para a mulher, assegurando sua plena participação nas atividades políticas, sociais, econômicas e culturais do Estado. É composto por representações do poder público estadual e da sociedade civil organizada. A Secretária da SPM ocupa a presidência do Conselho, enquanto representante do poder público, e a vice presidência, agora sob a gestão de Samêhy, é ocupada pela representante da sociedade civil.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados