Notícia

Seis municípios baianos vão receber curso de medicina

5 setembro, 2014

O Ministério da Educação (MEC) anunciou, na última quinta-feira (4/9), que seis municípios baianos estão entre as 39 cidades com mais de 70 mil habitantes selecionadas para receber cursos de medicina. São eles: Alagoinhas, Eunápolis, Guanambi, Itabuna, Jacobina e Juazeiro.
O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Henrique Paim, e pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro, durante uma coletiva de imprensa. Foram 11 estados contemplados – além da Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
A iniciativa representa um esforço do Governo Federal em ampliar o número de médicos no país e promover a interiorização desses profissionais. Segundo o MEC, antes havia demanda das instituições de ensino pela abertura de vagas e agora o governo é quem está induzindo a criação dos cursos de medicina.
“O anúncio dos 39 municípios habilitados prova que atingimos esse objetivo [de aumentar as vagas em cursos de medicina]. Estamos assegurando que serão cursos de qualidade, com o apoio do poder público municipal.”, declarou o ministro Henrique Paim.
Ainda de acordo com o MEC, há no Brasil 21.674 vagas autorizadas para cursos de medicina, conforme dados consolidados até 23 de julho de 2014. Desse total, 11.269 estão no interior e 10.405 em capitais.
O equilíbrio entre as vagas nas capitais e no interior é, segundo o ministério, resultado dos esforços do Governo Federal para o processo de interiorização da educação superior. Até 2012, predominava a oferta de vagas nas capitais (8.911 do total), enquanto no interior havia 8.772.
 
Colaborou Ascom/ MEC

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados