Notícia

Semana da Diversidade tem atividades até o próximo domingo (21)

15 setembro, 2014

A III Semana da Diversidade da Bahia teve início no último domingo (14/9) e segue até o dia 21, data em que acontece a 13ª Parada Gay do Estado, que fecha a semana de atividades. Durante os sete dias, acontecerão, na capital baiana, palestras, shows musicais, festival de cinema, teatro, premiação e feira de diversidade.
Os eventos são promovidos pelo GGB (Grupo Gay da Bahia), em parceria com o Grupo Quimbanda Dudu, com patrocínio da Bahiatursa, Prefeitura de Salvador e apoio das secretarias de Estado da Cultura (Secult), Justiça, Saúde, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), e site Dois Terços.
A abertura da Semana foi com a 1ª Paradinha Gay do Tororó, em Salvador, no domingo, com desfile de mini trios elétricos, shows de atores transformistas e shows no palco da diversidade com participação especial de grupos culturais do bairro irão movimentar o Tororó.
Próximos eventos
Nesta segunda-feira (15), o Cortejo Afro continua a programação, com show especial em homenagem a diversidade de gênero. O evento começa às 21h, na Praça Pedro Arcanjo, Pelourinho, também na capital baiana, com ingresso a R$ 20.
“Amparo e proteção dos LGBTs: Centros de referência e sua ampliação de temas” é a palestra que marca a terça-feira (16), terceiro dia da programação. O encontro acontece às 14h30, no auditório da Defensoria Publica do Estado da Bahia (DPE), no Canela.
Entre os palestrantes, estão Bethania Ferreira, secretária de Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado da Bahia, Ivete Sacramento, da secretária municipal da Reparação (Semur), e Marcelo Cerqueira, presidente do Grupo Gay da Bahia. A entrada é franca.
Na quarta-feira (17), haverá a premiação do Grupo Gay da Bahia: Honra ao Mérito na Diversidade Cultural LGBT, no Instituto de Radio Educação da Bahia (IRDEB), Federação. O evento começa às 19h, e será apresentado por Marcelo Cerqueira, presidente do GGB. A noite conta com shows dos atores transformistas: Saratyelly Koslowysky, Luana Lins, Dion Santiago e Michelle Monize.
A palestra “A mídia como produtora de sofrimentos e homofobias”, está na pauta da quinta-feira (18). O evento será realizado das 10h às 12h30, no Auditório da Faculdade de Comunicação da UFBA, Ondina.
A atividade de extensão voltada para alunos de comunicação traz Barbara Gancia, jornalista da Folha de São Paulo e Welton Trindade, mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP), como palestrantes, e os professores Maurício Tavares e Malu Fontes (Facom), como debatedores. A entrada é franca, com direito à certificação. A inscrição poderá ser feita na Faculdade antecipadamente ou no dia do evento.
À noite, no Cinema do Museu acontecerá a abertura da III Mostra de Filmes da Diversidade do Festival MixBrasil (São Paulo), às 19h. O destaque é para o longa brasileiro “Hoje eu quero voltar sozinho”.
O quinto dia – sexta-feira (19) – vai trazer a palestra sobre moda “Workshop e montagem de uma coleção de moda”, com o estilista carioca Carlos Tufvesson. O evento será realizado das 15h às 18h, na Universidade Salvador – UNIFACS (Prédio de Aulas 8 – Campus Iguatemi – Caminho das Árvores), com coordenação da professora Elizabeth Dantas. A entrada é franca, com direito à certificação. A inscrição poderá ser feita através do e-mail diversidademoda@gmail.com.
No sábado (20), acontece a terceira edição da Feira da Diversidade Cultural, no Largo Dois de Julho. Com foco no fortalecimento do empreendedorismo individual e promoção de produtos e serviços relacionados à diversidade LGBT, o evento será realizado das 8h às 20h.
Aberta ao público, a feira, que conta com estandes de produtos e serviços, gastronomia, moda e entretenimento e terá ainda shows transformistas e 5 atrações musicais.
 
*Colaborou Secult-BA
 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados