Notícia

Seminário vai debater o papel da mulher negra empreendedora

18 agosto, 2014

Na próxima quinta-feira (21/8), acontece o Seminário Mulher Negra e Empreendedora, durante todo o dia, no Fiesta Convention Center, em Salvador. Com inscrição gratuita através do site do Sebrae, a iniciativa é realizada através de parceria entre o Sebrae e a Secretaria de Políticas das Mulheres do Estado da Bahia (SPM-BA).

O evento tem a expectativa de reunir cerca de 400 participantes, incluindo empreendedoras, representantes de entidades sociais e ligadas ao gênero feminino, dentre outros segmentos sociais. O objetivo é debater o mercado empreendedor da mulher negra, enfatizando avanços e dificuldades, dentro de uma perspectiva socioeconômica.

Palestras, exposições e apresentações culturais integram a programação do seminário. A jornalista Glória Maria será mediadora de um talk show que acontece durante o evento. O debate contará com as presenças das empresárias Dadá, proprietária do Restaurante Tempero da Dadá, Negra Jhô, do salão Hair Stylist, referência em estética afro, Michele Fernandes, da Boutique de Krioula, Antonia Joyce, da loja Preta Pretinha, e da gestora de eventos Adriana Barbosa, idealizadora da Feira Cultural Preta.

Programação

A abertura do seminário contará com a participação da coordenadora nacional da Rede Kôdya, Ana Placidino, que ministrará a palestra “O Protagonismo da Mulher Negra no Etnodesenvolvimento”. A advogada Patrícia Lima, da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (Setre), fará a palestra “Políticas Públicas para as Mulheres Negras – O trabalho na perspectiva da autonomia feminina”.

No período da tarde, a empresária Antonia Joyce Venâncio, da loja Preta Pretinha, apresentará o case de sucesso no painel “Mulher Empreendedora. Em seguida, a consultora do Sebrae, Tatiane Badará, falará sobre oportunidades de negócios para as micro e pequenas empresas nas compras governamentais.

O tema “Moda e Estética Afro: Empreendedorismo e Ativismo Político será abordado pela estilista e professora de Estudo de Gênero e Diversidade da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Carol Barreto. Depois da apresentação, o público poderá conhecer o case das grifes NeGrif e NBlack, que vão expor as suas coleções de moda e confecção. O seminário será encerrado com a apresentação da banda Filhas de Gandhy, na parte da noite.

Com informações da SPM-BA

 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados