Notícia

Loja de Economia Solidária é inaugurada no Subúrbio de Salvador

16 junho, 2014

A população do subúrbio ferroviário de Salvador, a partir desta semana, pode comprar por preço justo e solidário, peças de artesanato, velas, roupas masculina e feminina para adultos e crianças, moda praia, roupas íntimas, entre outros produtos manufaturados. Foi inaugurada, no último sábado (14/6), uma loja de Economia Solidária localizada em Paripe, nas proximidades da estação local de trem.
Onze (11) grupos econômicos e solidários, que fazem parte do Projeto Rede de Comércio Justo e Solidário, do Centro Suburbano de Educação Profissional (Cesep), são atendidos pela loja de Economia Solidária de Paripe – sendo três empreendimentos de Simões Filho e oito do Subúrbio Ferroviário de Salvador. Além disso, dois Grupos de Investimento Coletivo (GIC) darão suporte financeiro.
Segundo Josevaldo Lopes, que dirige o Cesep, a loja ainda tem um espaço para comercialização de lanches produzidos pelos empreendimentos beneficiados. “Nossa entidade foi beneficiada pelo Edital de Redes 010/2012 da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e este projeto é um embrião porque nosso sonho é transformar este espaço em uma cooperativa”, disse Josevaldo.
Na solenidade de inauguração da loja de Economia Solidária de Paripe houve apresentações de capoeira e dança da “Dandá”, uma comunidade quilombola de Simões Filho. A cerimônia contou com a presença de Tatiana Reis, coordenadora de Fomento e Divulgação da Superintendência de Economia Solidária da Setre.
A representante da Setre destacou a importância do apoio do Governo do Estado aos empreendimentos econômicos e solidários por meio do Edital de Redes 010/2012, que contemplou 19 projetos, em um investimento total de R$ 7 milhões.
“Este projeto em Paripe vai beneficiar diretamente a 62 pessoas, na sua maioria mulheres, mas, indiretamente, o alcance deste empreendimento será bem maior. Principalmente, porque são várias famílias que vão melhorar a renda financeira, comercializando diversos produtos”, afirma Tatiana Reis.
 
Fonte: Ascom/Setre

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados