Notícia

Sindicalistas participam de curso de formação da CTB em Irecê

10 junho, 2014

Agregar conhecimento para mobilizar a base. Com esse intuito, representantes sindicais de diversos seguimentos curso_ctbparticiparam do Curso para Formação de Lideranças Classistas, realizado no último final de semana (06 a 08/06), em Irecê (BA). A capacitação faz parte do Programa Classista de Formação Continuada do Centro de Estudos Sociais e Sindicais da Bahia (CES-BA) e foi realizada pela Regional da CTB de Irecê em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores do Comércio.

O curso teve como objetivo qualificar militantes para desenvolver suas potencialidades de lideranças junto aos trabalhadores. Durante a capacitação, os representantes puderam discutir o papel do indivíduo na história, assim como os limites e possibilidades enquanto protagonistas do movimento social emancipatório. Em agosto, acontecerá a segunda fase da capacitação.

De acordo com Rafael Sydartha, coordenador regional da CTB/Irecê e presidente do Sindicato dos Comerciários de Irecê e Região, a realização do curso foi como a concretização de um sonho, já que há anos, o sindicato vinha discutindo com a CTB a execução da iniciativa na região.

Já o secretário de Comunicação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Bahia (APLB) – Delegacia do Feijão, Junior Paiva, destacou a importância de ampliar os conhecimentos adquiridos para as bases. “Os participantes deste curso têm agora o desafio de fazer reverberar em seus núcleos e bases as discussões aqui realizadas. Esse é o caminho para que a militância dos movimentos popular e classista seja fortalecida e continue firme na histórica caminhada da resistência.”

Participação feminina

Cerca de 40 lideranças sindicais participaram do curso de formação. Dentre essas, é importante destacar a participação das mulheres. Do total de presentes, mais de 50% foi do sexo feminino. Isso mostra a mobilização das mulheres pela luta de classe no Brasil.

Para a presidenta do Sindicato dos Servidores Públicos de Gentil do Ouro, Cláudia Oliveira, a atividade reacende a mobilização da categoria. “O curso vai ser de extrema importância para o fortalecimento da nossa entidade que, no momento, precisa resgatar o espírito de mobilização, participação e de crescimento. Sairemos daqui engajados na luta pela qualificação, valorização e melhores condições de trabalho para os servidores municipais.”

Já Lucélia Amorim, representante do Sindicato dos Bancários de Irecê, ressaltou a importância do investimento na formação de lideranças sindicais como instrumento para fortalecer a classe trabalhadora. “É um grande desafio, não só para os sindicatos, como também para as centrais sindicais, investir em ações que despertem a consciência da unidade pela luta dos trabalhadores. É importante investir na constituição de formadores de opinião para avançarmos e melhoráramos as representações dos trabalhadores.”

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados