Notícia

Sistema desenvolvido pela Setre será modelo para outros estados

12 novembro, 2014

O sistema informatizado de monitoramento do Programa Bahia do Trabalho Decente, desenvolvido pela equipe técnica de informática da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), deve servir de modelo para monitorar todos os planos estaduais de combate ao trabalho escravo. A proposta foi discutida na última terça-feira (11/11), durante o 3º Encontro Nacional de Comissões de Erradicação do Trabalho Escravo (Coetraes), que acontece até esta quarta-feira (12), em São Paulo.
“Começamos a fazer esse monitoramento desde 2013, quando a Setre desenvolveu um sistema para acompanhamento das ações. Apresentamos neste encontro nacional, tendo sido bastante elogiado pelos presentes. A ideia é que ele seja replicado em outros estados. É gratificante ver nossa metodologia e expertise servindo de modelo para o combate ao trabalho escravo em outras unidades da Federação”, ressalta a assessora especial da Setre e coordenadora da Agenda Bahia do Trabalho Decente, Patrícia Lima, que participa do evento.
Na segunda-feira (10), o Projeto Ação Integrada Bahia, de combate ao trabalho escravo, coordenado pela Setre, foi apresentado no encontro, que acontece na Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo.Criado no Mato Grosso, com a finalidade de qualificar trabalhadores resgatados de trabalho análogo ao escravo, o Ação Integrada começou a ser replicado na Bahia ano passado, com 21 trabalhadores que foram resgatados em Minas Gerais.
Em São Paulo, o encontro promovido pela Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e a ONG Repórter Brasil, pretende fazer uma análise da situação do combate ao trabalho escravo contemporâneo; as conquistas e os desafios nas cinco regiões do país; a implementação dos planos estaduais; e a construção de uma rede nacional de comissões, que atue em cooperação com a Comissão Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo (Conatrae).
 
Fonte: Setre

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados