Notícia

SPM assume parceria no enfrentamento da violência contra mulheres indígenas

29 novembro, 2021

SPM assume parceria no enfrentamento da violência contra mulheres indígenas

Conforme a secretária de Políticas para as Mulheres, Julieta Palmeira, a SPM assumiu parceria com caciques do extremo sul da Bahia com o intuito de promover o enfrentamento da violência contra as mulheres indígenas.

O encontro foi promovido pela Federação Indígena das Nações Pataxó e Tupinambá do Extremo Sul da Bahia– Finpat e, como forma de não reproduzir o apagamento de nomes e histórias indígenas, o PCdoB-BA vai informar todas as pessoas que estiveram presentes, de que se tem conhecimento.

A convocação da reunião é iniciativa de Aruã Pataxó, presidente da Finpat, contou com apoio de Siratã Pataxó, presidente do Conselho de Caciques de Cabrália, de Louro Pataxó, coordenador regional do Mupoiba e cacique de Coroa Vermelha, de cacique Zeca Pataxó, coordenador estadual do Miba, de Whitwé Pataxó, vice-cacica de Coroa Vermelha e de Samehy Pataxó, secretária de mulheres da Finpat, de Indiara Pataxó, vereadora de Cabrália e da cacica Cátia Tupinambá.

Além desses nomes, estiveram presentes coletivos e movimentos indígenas, a exemplo do Mulheres em Ação, Mulheres em Foco, Coletivo Sarã Pataxó e o Mulheres do Cruzeiro, assim como as representantes da Rede de Enfrentamento à Violência de Porto Seguro: Kandara Pataxó, diretora do Cram da Cabrália, e da Juliana Costa, coordenadora da Rede.

O evento, que contou ainda com presença da Funai, aconteceu durante a mobilização de 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, promovido pela SPM, com apoio do Governo do Estado, que segue com mais atividades até o dia 10 de dezembro.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados