Notícia

SPM firma parceria com SSP para melhorar abordagens policiais na Bahia

18 junho, 2021

As secretarias estaduais da Segurança Pública (SSP) e de Políticas para as Mulheres (SPM) firmaram uma parceria para aperfeiçoar as abordagens policiais, especialmente a grupos vulneráveis da Bahia. A medida foi anunciada nesta semana, após um encontro de representantes das duas pastas, e acontece em um momento em que se discute a violência dos agentes de segurança durante as ações.

Segundo o secretário da Segurança Pública, Ricardo Mandarino, a parceria é uma entre várias iniciativas que estão sendo implantadas para melhorar a atuação policial no estado. “Estamos buscando o melhor serviço para a nossa população. Além dessa capacitação, estamos na fase final de estudo para a utilização de câmera no fardamento de policiais e bombeiros”, disse.

A secretária Julieta Palmeira, da SPM, destacou que a SSP tem sido receptiva às propostas da pasta. “Primeiro foi a capacitação em gênero da Polícia Civil. Agora, a Secretaria acolheu a necessidade de ampliarmos também para a Polícia Militar, com apoio da Ronda Maria da Penha. Vamos ajustar o Termo de Cooperação Técnica para incluirmos mais esse contingente da polícia. Além disso, o secretário nos afirmou o compromisso com a devida apuração dos casos dos bairros do Curuzu e Paripe.”

A formação em gênero para a Polícia Civil aconteceu no mês passado, com foco em profissionais das Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher (DEAM). Durante a capacitação, técnicas da SPM ministraram aulas sobre gênero, raça e diversidade.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados