Notícia

SPM lança sistema de informação sobre violência contra a mulher

25 novembro, 2014

A Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM-BA) lança, nesta terça-feira (25/11), o Sistema Estadual de Informação sobre a Violência Contra as Mulheres (Sisprev), no Centro de Referência da Mulher Yolanda Pires, no município de Camaçari. A ação marca o Dia Internacional da Não-Violência contra as Mulheres, uma das datas importantes da mobilização mundial dos ’16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher’
Segundo a secretaria, o Sisprev possibilitará ao Estado a catalogação de indicadores de violência contra a mulher, gerando um mapeamento dos casos assistidos, inicialmente pelos Centros de Atenção às Mulheres em Situação de Violência. O sistema reúne informações sobre os dados das beneficiárias que acessam o serviço e os devidos encaminhamentos.
Os relatórios gerados pelo Sisprev contribuirão, ainda segundo a SPM, para o acompanhamento das ações desenvolvidas, o fortalecimento dos trabalhos, a expansão da Rede e da Política de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra as Mulheres da Bahia.
A mobilização mundial dos ’16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher’ acontece em 159 países, como fortalecimento da luta pela erradicação da violência sexista e a garantia dos direitos humanos das mulheres.
No Brasil, as manifestações vão além dos 16 dias, começando em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, e terminando em 10 de dezembro, quando é comemorado o Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
O governo estadual, via a SPM-BA, articula uma série de iniciativas, a exemplo de campanha de sensibilização sobre a Lei Maria da Penha, encontro com prefeitos, audiência pública, entre outras atividades.
 
 
Colaborou Secom-BA

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados