Notícia

SSA: Câmara vai de bike recebe apoio de ciclistas

10 março, 2015

A campanha “Câmara vai de bike”, criada pelo vereador Everaldo Augusto (PCdoB) para cobrar do prefeito ACM Neto a regulamentação da Lei nº 8040, de 19/07/2011, que instituiu o Sistema Cicloviário de Salvador e prevê a integração com o transporte público, recebeu apoios na tarde desta terça-feira (10/3). Ciclistas de vários grupos percorreram, junto com o vereador, o trajeto da Igreja da Vitória à Câmara Municipal.
A ideia é que uma vez por semana o caminho até a Casa Legislativa seja feito de bicicleta, de forma a atrair a atenção da sociedade e dos demais vereadores para o meio de transporte limpo, saudável e barato. A primeira atividade ocorreu dia 2, com saída do Campo Grande e chegada na Praça Municipal.
“Esperamos que a prefeitura sancione logo a Lei para que possamos pedalar mais tranqüilos nas ruas da cidade. Para que tenhamos bicicletários em supermercados, hospitais, farmácias, shoppings, etc. e acessibilidade, que é o que precisamos”, afirmou Maurício Cruz, da Associação dos Bicicleteiros da Bahia (Asbeb).
“Nosso objetivo é mobilizar os ciclistas de Salvador em torno de algumas reivindicações. A principal delas é a regulamentação do sistema cicloviário municipal, que foi aprovado pela Câmara e até hoje não foi regulamentado, gerando muitas irregularidades na cidade e vitimando com ciclistas.”, disse o edil.
Audiências
Everaldo é presidente da Frente Parlamentar de Apoio ao Ciclismo e autor de vários Projetos de Lei que tem como finalidade promover o uso da bicicleta na cidade. O vereador se reuniu em audiência na segunda-feira (9) com a procuradora geral do município, Dra. Luciana Rodrigues Vieira, para discutir o assunto. “Estive com a procuradora geral do município e a mesma informou que não recebeu demandas nem questionamentos sobre a Lei. Portanto não há obstáculos jurídicos, se houvesse a Lei não seria sancionada. Teremos ainda audiências com o secretário de projetos especiais, Jorge Khoury, e com o secretário de transportes, Fábio Mota.”, completou.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados