Notícia

SSA: Comissão da Câmara discute estacionamento pago em shoppings

10 julho, 2015

A cobrança de estacionamento feita pelos shoppings de Salvador foi tema de audiência pública realizada pela Comissão de Defesa dos Direitos do Cidadão, nesta quinta-feira (09/07), no auditório do Edifício Bahia Center, prédio anexo da Câmara Municipal. O vereador Everaldo Augusto, presidente da comissão, disse estar convencido de que “a cobrança é um crime contra a economia popular”.

Para o presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, Augusto Vasconcelos, os shoppings está entre os espaços que a população busca para ter serviços públicos, lazer e fazer compras, sendo importantes para o desenvolvimento da cidade. “Se aceitarmos a cobrança, estaremos abrindo precedente para que outros estabelecimentos passem a cobrar”, afirmou.

De acordo com o coordenador do Procon-BA, Iratan Vilas Boas, a cobrança é abusiva. “O estacionamento é um investimento que atrai pessoas para o estabelecimento. O valor não pode ser transferido para o consumidor”. Ele alertou ainda que, quem se sentir prejudicado, pode recorrer ao órgão.

Jaelson Dourado, presidente do Sindicato dos Comerciários, denunciou a cobrança pelo estacionamento aos trabalhadores. “Somos a favor da isenção da taxa de estacionamento para os comerciários, isso é um crime”, defendeu. Representantes da categoria que estavam presentes repetiam a frase: “Nós não vamos pagar nada!”.

Em 22 de junho último, a maioria dos shoppings de Salvador começou a cobrar tarifas de estacionamento para seus consumidores e funcionários. Contra isso, inúmeras manifestações têm sido feitas em Salvador. A Federação do Comércio do Estado da Bahia (Fecomércio-BA) já aponta uma redução de pelo menos 15% nas vendas nos centros de compras desde então.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados