Notícia

SSA: Sessão especial debate presença da mulher na política

30 março, 2015

A representação feminina foi absoluta maioria na sexta-feira (27/3), no plenário da Câmara Municipal de Salvador. O debate principal da Sessão Especial Ana Alice Costa, em homenagem a feminista que morreu em dezembro de 2014, girou em torno da necessidade de uma maior participação das mulheres nos espaços de poder.
Com o tema “A Mulher e a Reforma Política”, a solenidade foi promovida pela Comissão de Defesa dos Direitos das Mulheres da Câmara de Salvador. A presidente do colegiado, vereadora Aladilce Souza (PCdoB), lembrou os importantes avanços históricos alcançados, mas alertou que ainda há muita luta pela frente.
“Sabemos que ainda precisamos avançar muito em relação aos direitos das mulheres. Ocupamos somente cinco das 43 cadeiras desta Casa. Precisamos avançar no debate, continuar levantando a bandeira da reforma política para que possamos ocupar cada vez mais espaço as esferas de poder”, declarou Aladilce.
Representantes das causas feministas marcaram presença na sessão especial. As deputadas Alice Portugal (PCdoB) e Moema Gramacho (PT), duas das três representantes das mulheres na Câmara Federal, enalteceram a importância da união para conquistar igualdade de direitos.
“No Congresso, ocupamos somente 51 das 513 cadeiras. Os homens ainda têm uma resistência muito grande ao verem uma mulher numa posição de destaque. Até uma tentativa de golpe foi cogitada justamente quando temos uma mulher na Presidência. É tudo mais difícil para nós”, avaliou Alice Portugal.
Estiveram presentes, ainda, vereadores da Casa e representantes de movimentos sociais e em defesa das mulheres.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados