Notícia

Tamikuã Pataxó é a primeira mulher indígena a assumir a Ouvidoria Geral da Defensoria Pública da Bahia

9 maio, 2025

Pela primeira vez, uma mulher indígena ocupará a Ouvidoria Geral da Defensoria Pública do Estado da Bahia. Tamikuã Pataxó, liderança do povo Pataxó e militante do PCdoB, foi eleita para o cargo em uma votação encerrada na última quarta-feira (7). Sua nomeação representa um marco na luta por representatividade e justiça para os povos indígenas e demais grupos historicamente marginalizados.

A nova ouvidora externa agradeceu o apoio coletivo que possibilitou sua eleição. “Estou passando aqui para agradecer a todos e todas que entraram nessa campanha junto comigo, na luta pela garantia de direitos dos povos mais vulneráveis do Estado da Bahia”, declarou. Em sua fala, Tamikuã enfatizou que sua presença no cargo será uma extensão das vozes historicamente silenciadas.

“É um imenso prazer poder ser a voz de vocês dentro da Defensoria, dentro da Ouvidoria Pública do Estado da Bahia. Estarei nesse espaço como porta-voz das mulheres negras, indígenas, turcas, e de todos aqueles que vivem situações de vulnerabilidade. Conto com todos que me ajudaram até aqui para seguir firme nessa luta”, afirmou.

Com forte atuação nas pautas dos direitos humanos, da igualdade racial e da justiça social, Tamikuã Pataxó reforça a importância de colocar a ancestralidade no centro da escuta institucional. Sua eleição sinaliza um avanço concreto na democratização da justiça e na construção de uma Defensoria Pública mais plural e inclusiva.

“Quando eu digo que conto com todos, eu me refiro também aos nossos encantados, aos nossos ancestrais”, concluiu.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados