Notícia

Taxa de desemprego diminuiu na Região Metropolitana de Salvador

31 outubro, 2014

A nova Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) revelou que a taxa de desemprego da Região Metropolitana de Salvador (RMS) diminuiu em setembro deste ano de 18,1% para 17,5%, levando em conta a População Economicamente Ativa (PEA). O contingente de desempregados foi estimado em 325 mil pessoas – 10 mil a menos em relação a agosto.
O resultado decorreu, segundo a pesquisa, do aumento na ocupação (19 mil pessoas) superior ao crescimento na PEA (nove mil). O estudo também constatou a mesma tendência de redução na taxa de desemprego aberto, que passou de 13,2% para 12,8%, e a de desemprego oculto, de 4,9% para 4,7%.
O número de pessoas ocupadas, que cresceu em setembro (1,3%), passou de 1.513 mil para 1.532 mil. Segundo os principais setores de atividade econômica analisados, houve crescimento no setor de serviços (27 mil ou 2,9%), construção (3 mil ou 2%), comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas (3 mil ou 1,1%).
A PED é realizada pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Fundação Seade e Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
 
 
 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados