Notícia

Teatro Castro Alves é tombado pelo Ministério da Cultura

19 setembro, 2014

O Diário Oficial da União desta sexta-feira (19/9) traz a publicação do tombamento do Teatro Castro Alves, em Salvador, assinada pela ministra da Cultura, Marta Suplicy. A decisão já havia sido tomada pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural em novembro de 2013, tornando o teatro patrimônio nacional, sob a proteção do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

No ano passado, a manifestação do Conselho Consultivo do Iphan garantiu a inscrição do Teatro Castro Alves, aprovada por unanimidade, nos Livros do Tombo Histórico e das Belas Artes.

Com a confirmação do tombamento, o TCA torna-se o segundo teatro moderno a ser declarado patrimônio nacional, sendo o primeiro o Teatro Nacional, de Oscar Niemeyer, em Brasília. Este é, ainda, o segundo exemplar da arquitetura moderna na Bahia a ser tombado pelo Iphan. O primeiro foi o Elevador Lacerda, em 2008.

O projeto arquitetônico do TCA foi executado pelo arquiteto José Bina Fonyat Filho, com a colaboração do engenheiro Humberto Lemos Lopes, durante o governo do médico Luis Régis Pacheco, em 1948. Mas, apenas em 2 de julho de 1958, durante a de Antônio Balbino, o teatro foi entregue a população.

Após um incêndio, possivelmente causado por um curto-circuito, ele foi reconstruído pela Odebrecht e reinaugurado um ano depois. A entrega definitiva, no entanto, só ocorreu em março de 1967, por conta de um novo incêndio que atingiu o teatro.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados