Notícia

Trabalhadores marcam presença no Grito dos Excluídos domingo

3 setembro, 2014

Como já é tradição participar de todas as lutas do povo baiano, a CTB Bahia (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) estará presente na 20ª edição do Grito dos Excluídos, que acontece no próximo domingo, 7 de setembro, em Salvador. A concentração será às 9h, em frente ao Teatro Castro Alves, no Campo Grande, como de costume. A saída será logo após o desfile oficial.

De acordo com o presidente estadual da Central, Aurino Pedreira, é mais uma oportunidade para levar as bandeiras de lutas dos trabalhadores para as ruas, colocando em debate a necessidade de reduzir a jornada, garantir condições dignas de trabalho e melhores salários. “Vamos defender também a convocação de uma Constituinte exclusiva para tratar da reforma do Sistema Político no Brasil, fundamental para garantir a ampliação da participação de trabalhadores, negros, jovens e mulheres na política”.

O Grito dos Excluídos é um evento nacional, organizado por movimentos sociais e pelas pastorais católicas, e este ano tem como tema central “Ocupar ruas e praças por liberdade e direitos!”, para lembrar as manifestações ocorridas em 2013. Uma das atividades populares de maior envergadura que acontece no país, com capacidade de reunir sob o mesmo objetivo milhares de pessoas em todos os estados brasileiros.

Manifestações populares

Este ano, o Grito dos Excluídos será precedido de uma série de manifestações em todo o país a fim de fortalecer a organização, a mobilização e as lutas populares. Na Semana Nacional de Luta pela Reforma Política Democrática, a Semana da Pátria, de 1º a 7 de setembro, estão sendo coletados os votos do Plebiscito Popular sobre a proposta de uma Constituinte Exclusiva do Sistema Político.

A mobilização intensificará também a coleta de assinaturas do Projeto de Lei de Iniciativa Popular, que propõe o financiamento democrático das campanhas eleitorais, eleições proporcionais em dois turnos, paridade de gênero nas listas de candidatos e o fortalecimento dos mecanismos de participação popular direta, entre outros pontos.

 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados