Notícia

Trabalhadores presentes no 20º Grito dos Excluídos em Salvador

8 setembro, 2014

Este domingo, 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil, foi marcado por protestos e reivindicações da classe trabalhadora e movimentos sociais, durante o 20º Grito dos Excluídos. A tradicional manifestação, que sai pelas ruas do Centro de Salvador após o desfile oficial, mais uma vez ergueu as principais bandeiras de luta. Nem mesmo a chuva forte que caiu durante uma parte do percurso desanimou o movimento.
Os trabalhadores atenderam ao chamado de “Ocupar as ruas e praças por liberdade de direitos”, como apregoa a tema central do Grito dos Excluídos deste ano. A caminhada foi animada por bandas de percussão e o grito de guerra dos manifestantes.
Participando do Grito desde a sua fundação, a CTB Bahia defendeu este ano a necessidade de uma reforma política, por considerá-la um instrumento fundamental para mudar a situação do país. “Precisamos de mecanismos que coíbam o financiamento privado das campanhas, fortaleçam os partidos e garantam maior participação popular, com mais mulheres, negros e jovens no poder”, afirmou o presidente da CTB Bahia, Aurino Pedreira. Para ele, o parlamento tem que ser a representação da sociedade.
O presidente da Central ressaltou também a importância da realização do plebiscito popular pela convocação da Assembleia Constituinte exclusiva para a reforma do Sistema Político do Brasil, cuja votação terminou neste domingo (7).
Diversas autoridades do Partido Comunista do Brasil e parlamentares marcaram presença no Grito, para fortalecer a luta da população por um país melhor e com justiça social.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados