Notícia

 TRE-BA faz balanço positivo do primeiro turno das Eleições 2014

16 outubro, 2014

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) fez um balanço geral do primeiro turno das Eleições 2014. De acordo com o presidente do Tribunal, desembargador Lourival Almeida Trindade, o saldo do pleito foi positivo e até as adversidades ocorreram dentro do previsto. “Todos os problemas foram solucionados com rapidez, e contratempos sempre acontecem, no geral, só temos a comemorar”, garantiu o magistrado.

O presidente também parabenizou os servidores do Tribunal, Juízes Eleitorais, assim como a imprensa que trabalharam para que o processo eletivo transcorresse de forma transparente. Segundo ele, aumentou o índice de abstenção do eleitorado baiano no primeiro turno, atingindo 23,19%. O percentual mostra um aumento de 7,5% em relação à última eleição geral, em 2010.

Corregedor Regional Eleitoral, o juiz Fábio Alexsandro Bastos fez um balanço das ocorrências dessas eleições. Em entrevista coletiva, comunicou que, ao todo, foram registrados 247 casos, sendo 124 de boca de urna, além de denúncias de transporte ilegal de eleitores, entre outros crimes eleitorais. Além disso, das 37.641 urnas eletrônicas distribuídas no Estado, 611 foram substituídas, sendo 172 na capital baiana e 439 no interior.

A apuração dos votos das 205 Zonas Eleitorais aconteceu dentro da projeção estabelecida pela Coordenadoria de Eleições, tendo como base a análise de pleitos anteriores. O processo foi concluído antes da 1h da madrugada de segunda-feira (6/10), superando a totalização nas eleições de 2010, encerrada às 3h37.

Com informações do TRE-BA

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados