Notícia

TRE-BA inicia processo de inseminação e lacração das urnas

23 setembro, 2014

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) inicia, nesta quarta-feira (24/9), o processo de inseminação e lacração das urnas eletrônicas utilizadas nas 20 zonas eleitorais de Salvador e as 185 do interior do estado, no primeiro turno. A inseminação consiste em inserir nos aparelhos os dados dos candidatos e a lacração é a proteção para que as informações não sejam alteradas.
Os procedimentos serão feitos até o dia 2 de outubro – três dias antes da votação em primeiro turno, que acontece no dia 5. Para acompanhar o processo, o TRE convidou representantes dos partidos políticos, da Ordem dos Advogados e do Ministério Público Eleitoral, que podem optar por comparecer ou não.
O chefe da 19ª Zona Eleitoral do TRE-BA, José Leoncio, explica que o acompanhamento da inseminação e lacração é importante para a comprovação da segurança do sistema eleitoral. “As etiquetas para lacração são picotadas e, em qualquer tentativa de retirá-las, há o rompimento e, consequentemente, são inutilizadas, acusando violação”, esclarece Leoncio, através da assessoria.
Em Salvador, as ações acontecem no Centro de Apoio Técnico (CAT) do Tribunal, localizado no bairro do Porto Seco Pirajá.
 
 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados