Notícia

TRE-BA inicia treinamento de mesários para as Eleições 2014

14 agosto, 2014

De acordo com informações do Tribunal Regional Eleitoral na Bahia (TRE-BA), os mesários começaram a se apresentar para reuniões de preparação do pleito de outubro. As primeiras turmas compareceram à sede do TRE-BA, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), já no dia 12/8. Durante os meses de agosto e setembro novos treinamentos serão ministrados a mesários, escalonados em diferentes equipes, sob o comando das Zonas Eleitorais na Capital e interior do Estado.

Cadastrados voluntariamente, através do “Projeto Mesário Voluntário”, ou convocados pelas Zonas Eleitorais em que estão inscritos, esses eleitores realizam treinamento em local, data e horários definidos em carta de convocação enviadas pelos Correios. Durante o curso os mesários assistem a um vídeo didático produzido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), tiram dúvidas e aprendem, na prática, a manusear a urna eletrônica.

Outra opção é a realização do treinamento online (com avaliações e certificado), através do site http://mesarios.tre-ba.jus.br. Para isto é preciso seguir as instruções descritas na carta de convocação da Justiça Eleitoral, fazendo o cadastro no site e utilizando o número de acesso fornecido. O mesário que optar pela capacitação via internet será automaticamente dispensado do treinamento presencial. Aquele que não realizar nenhum dos treinamentos será intimado novamente por sua Zona Eleitoral para agendamento do curso, uma vez que é indispensável a capacitação.

Além de contribuir para a lisura do processo eleitoral e de ser dispensado do serviço pelo dobro dos dias prestados, o mesários tem diversos outros benefícios. Por exemplo, tem vantagem de desempate em concurso público, caso haja previsão em edital e o universitário pode ainda utilizar as horas trabalhadas na eleição como crédito para as atividades curriculares complementares, se a faculdade tiver convênio com a Justiça Eleitoral.

Fonte: TRE-BA

 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados