Notícia

UEB repudia aumento da tarifa do transporte público em Salvador

22 janeiro, 2016

A União dos Estudantes da Bahia (UEB) emitiu uma nota, nesta sexta-feira (22/1), para manifestar repúdio ao aumento da tarifa cobrada pelo transporte público em Salvador. No texto, a entidade considera o aumento abusivo e incompatível com a qualidade do serviço oferecido.
A nota da UEB ainda cobra a revogação do aumento e também critica o modelo de licitação do serviço, que “só favorece os empresários e não dialoga com a população”. Confira a íntegra da publicação:
 
NOTA DE REPÚDIO AO AUMENTO DA TARIFA DO TRANSPORTE PÚBLICO EM SALVADOR
A União dos Estudantes da Bahia (UEB) repudia veementemente o aumento da Tarifa do Transporte Público na cidade de Salvador, bem como a precariedade do serviço das empresas de transportes e o modelo de licitação que só favorece aos empresários e não dialoga com a população. O debate sobre a mobilidade urbana e o acesso à cidade, bens culturais, artísticos e esportivos é muito caro para a população e o Movimento Estudantil. Historicamente, ocupamos as ruas para defender pautas como o Passe Livre Estudantil. Defendemos a melhoria do transporte público, por entendê-lo como ferramenta fundamental para garantir direitos básicos como o acesso a Saúde e Educação. No dia 2 de Janeiro do corrente ano, o Prefeito ACM Neto de forma arbitrária, surpreendeu a população soteropolitana com o aumento abusivo no valor da passagem do transporte público.
A luta pela redução da tarifa é essencial, todavia não é a única pauta sobre a mobilidade urbana e direito à cidade. Essa luta incorpora as demandas que a população usuária do transporte público reivindica. A administração da cidade é excludente quando, por exemplo, tira as linhas de circulação dos bairros mais periféricos ou quando não incorpora novos ônibus à frota atual que é insuficiente para que a população tenha acesso e direito à cidade.
Compreendemos, portanto, que o aumento da tarifa se quer corresponde com a qualidade do transporte público. Além disso, o Conselho de Transporte do Município não dialoga com a sociedade e não representa o Conjunto dos Movimentos Sociais, que se posicionam veementemente contra o aumento abusivo da tarifa do transporte.
Defendemos a revogação do aumento da tarifa, bem como o Passe Livre Estudantil; meia Passagem Ilimitada para Estudantes da rede pública, privada e ensino técnico; ônibus 24h; democracia e participação nas políticas de mobilidade; aumento da frota de ônibus; e qualidade no transporte público.
União dos Estudantes da Bahia, 22 de janeiro de 2016.
 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados