Notícia

UJS Salvador e Unegro fazem ato contra a violência a jovens negros

19 agosto, 2014

Diante do caso de Geovane Mascarenhas, 22 anos, que desapareceu em 2 de agosto, na capital baiana, após abordagem policial, e foi encontrado esquartejado mais de 10 dias depois, a União dos Jovens Socialistas de Salvador (UJS) e a União de Negros pela Igualdade da Bahia (Unegro) realizam mais uma manifestação contra a violência a jovens negros.

O ato será nesta quarta-feira (20/08), em frente à sede da Secretaria de Segurança Pública, na Praça da Piedade, a partir das 15h. A juventude vai cobrar a expulsão da Corporação dos policiais envolvidos e exigir que estes sejam julgados e punidos devidamente.

De acordo com o presidente da UJS Salvador, Alan Valadares, o fato serviu como estímulo à ação. Para ele, é uma forma de chamar a atenção da sociedade para estas atitudes policiais, que têm sido recorrente, não só na Bahia, como é o caso de Amarildo, no Rio de Janeiro. “Precisamos incorporar mais adesões ao movimento contra a violência aos jovens negros”.

Segundo o presidente, a entidade está fazendo um levantamento dos índices de homicídios deste tipo para fazer um trabalho de cobrança mais eficaz pelo combate ao crime. “Não dá mais para aceitar este tipo de comportamento”, conclui Alan.

Outro objetivo do ato é provocar a retomada do debate sobre a desmilitarização da polícia militar, seguida da necessidade de os policiais responderem na justiça comum, não só com processos internos, para que sejam punidos e responsabilizados pelos crimes que cometem.

 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados