Notícia

Unegro Bahia tem nova direção, com destaque paras as mulheres e a juventude

30 julho, 2014

foto interna

A noite desta terça-feira (29/07) foi bastante movimentada no Centro Cultural da Câmara dos Vereadores de Salvador. Marcada por muita alegria e emoção, a posse da nova direção da Unegro Bahia (União dos Negros pela Igualdade) reuniu importantes lideranças do movimento negro do estado e personalidades, que destacaram o importante papel que a entidade tem jogado na sociedade baiana nos últimos 26 anos.

Ungro interna 1Com a volta do sistema presidencialista e a eleição da jovem Sirlene Vanessa Assis para comandar o grupo, a Unegro se renova, com o propósito de fortalecer a luta contra a violência, intolerância e opressão, comprometida em dialogar com vários segmentos da sociedade, desde os movimentos populares até as academias.

Com o objetivo também de fortalecer a bandeira de luta pelo empoderamento da mulher nos espaços políticos, uma marca dessa gestão é a presença das mulheres em setores determinantes para o avanço da entidade, além da presidência: secretarias de Gênero, Educação, Comunicação e Emprego e Renda. Outro destaque é a participação da juventude.

A Unegro entende que é preciso desempenhar papel destacado na luta pela desconstrução do racismo na sociedade, e durante o ato de posse, reafirmou a luta política. Por isso, compromete-se em ampliar a comunicação e a relação com outras organizações, através de debates sobre questões raciais, de gênero, combate a homofobia, educação e reforma política, entre outros temas fundamentais para os cidadãos.

Homenagens

A noite contou também com homenagens a importantes quadros da luta contra a discriminação racial. Jerônimo Silva Júnior, ex-secretário Geral, recebeu placa de cidadão de grande influência e combatividade. Léo Ornelas, um dos fundadores da Unegro, em 14 de julho de 1988, foi homenageado em nome de todos aqueles que lutaram pela construção da entidade na Bahia, berço da Unegro, que atualmente se faz presente em 24 estados do país.

Presente, Olívia Santana, primeira presidente, na década de 90, secretária nacional da Unegro e de Combate ao Racismo do PCdoB, relembrou a sua experiência à frente da entidade e a importância da participação feminina nos espaços de poder. Assim como Olívia, o presidente do PCdoB Bahia, deputado federal Daniel Almeida, que também participou do ato político, parabenizou Sirlene e desejou sucesso à nova gestão.

Na oportunidade, Ubiraci Matildes, que representou a direção nacional, entregou as echarpes, símbolo de passamento do bastão, a cada membro da nova direção, que ficará à frente pelos próximos três anos. O acessório foi confeccionado pela Cooperativa de Economia Solidária da Bahia.

Ao final do ato, os convidados foram animados por uma roda de capoeira e muita música, além da exibição de vídeo com fatos marcantes ao longo dos 26 anos de luta da Unegro.

Marcaram presença também representantes da Fundação Palmares, UJS Bahia (União da Juventude Socialista), MNU (Movimento Negro Unificado), Conen (Conselho Nacional de Entidades Negras), Conjuve (Conselho Nacional da Juventude), Seppir (Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial) e de terreiros.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados