Notícia

Unegro faz arrastão na festa de São Lázaro, neste sábado

15 agosto, 2014

A nova direção da Unegro Bahia começou a gestão em alta. Menos de um mês após a posse, a entidade já sai às ruas em defesa dos direitos. A primeira atividade é o Arrastão na Festa de São Lázaro, que acontece neste sábado (16/08), com concentração a partir das 15h30. O grupo saíra da Escola Politécnica da UFBA em direção à Igreja de São Lázaro e São Roque, puxado pela Banda Tambores e Búzios.

Todo ano, a União de Negros pela Igualdade participa da tradicional festa religiosa do calendário baiano. Mas, este é o primeiro em que a entidade sairá organizada em forma de bloco. Para isso, todos os participantes devem trajar camisa da Unegro.

A data é dia de São Roque, mas ficou famosa pela homenagem a São Lázaro, santo que intercede pela cura das enfermidades. Para as religiões de matrizes africanas, o dia é de Obaluaê, orixá da varíola e das doenças contagiosas, que recebe diversos nomes. Entre estes, Omolu.

De acordo com a presidente da entidade, Sirlene Assis, a caminhada em direção à Igreja é para pedir a cura de doenças, a exemplo do ebola, que voltou a assolar os países africanos. Para ela, é momento também de pedir proteção todos os baianos, especialmente diante deste momento político difícil, que beira as eleições de outubro próximo.

“Esperamos todos lá. Não só do movimento negro, porque essa luta não se faz sozinha nem segmentada. É de todos, pois as correções das injustiças têm de ser para todos”, conclama Sirlene.

São Bartolomeu

No próximo domingo (24/08), militância da Unegro se concentra no final de Linha de Pirajá, para novo arrastão, sentido Parque São Bartolomeu. A ação é para chamar atenção à importância histórica do local e para a necessidade de finalizar as obras de revitalização, oferecendo melhores condições para os moradores da região.

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados