Notícia

Única mulher na bancada da Bahia na Câmara Federal é do PCdoB

19 setembro, 2014

Aliado histórico da luta pela emancipação feminina, o PCdoB foi o único partido na Bahia a conseguir, em 2010, eleger uma mulher para a Câmara Federal. Dos 39 parlamentares que compõem a bancada baiana na Casa, na atual legislatura, a comunista Alice Portugal é a única mulher.
Nas eleições desse ano, o Partido reúne forças para manter a candidatura de Alice, que é candidata à reeleição. Em uma plenária da campanha, realizada na última semana, a parlamentar criticou o atual sistema eleitoral e apontou-o como responsável pela baixa representatividade feminina na política.
Alice Portugal defende a candidatura porque pretende intensificar a luta, no Congresso Nacional, pela reforma eleitoral. “Quero me eleger para participar de uma reforma eleitoral que quebre essa influência financeira e aumente a participação das mulheres”, afirmou.
O integrante do Comitê Central do PCdoB, Haroldo Lima, esteve no encontro da deputada e defendeu a importância do mandato de Alice para a luta feminina no Brasil e na Bahia. “A militância precisa se desdobrar para reeleger Alice Portugal!”, conclamou Haroldo.
Das 513 cadeiras da Câmara dos Deputados, apenas 45 são ocupadas por mulheres, o que equivale a 8%. Esse cenário é duramente criticado pela deputada e pelos dirigentes do PCdoB. “Embora tenhamos uma presidenta, temos uma minoria na política. Isso é um fato que desequilibra as ações do Estado brasileiro em direção às necessidades da população feminina no Congresso Nacional”, reforçou Alice.
Distorção
A parlamentar comunista acredita que, com a reforma eleitoral, o sentimento de artificialização que a população tem em relação à política pode acabar, pelo fim das distorções de representatividade. “As assembleias legislativas devem ser o espelho da sociedade brasileira. Concluímos que a imagem do povo está distorcida, pois, ao mirarmos para este espelho, vemos apenas pontos de participação feminina”, finalizou Alice.
 
 

PCdoB - Partido Comunista do Brasil - Todos os direitos reservados